Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 25-44 of 136
-
As condições de trabalho dos professores de ciências e as repercussões no seu trabalho pedagógico
(2023-09-15)Teorizar sobre as condições de trabalho dos professores consiste em um tema central ao pensar a educação escolar de crianças e adolescentes. Assunto significativo não somente ao trabalhador da educação, mas para a sociedade ... -
Conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
(2022-08-26)Este trabalho foi realizado no âmbito da metodologia Educational Design Research (EDR), que busca encaminhar soluções para problemas vivenciados na prática docente. A presente pesquisa tem o propósito de criar, desenvolver, ... -
Contribuições da pedagogia de projetos para a educação em saúde no contexto escolar
(2021-01-29)O desenvolvimento de temas relativos à saúde está previsto nos referenciais curriculares brasileiros em todos os níveis da educação básica. Diante disso, as discussões sobre um conceito de saúde ampliado, que pressupõe a ... -
Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino
(2016-05-19)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS e objetivou analisar como a pesquisa colaborativa interfere na prática pedagógica docente mediante a aprendizagem por projetos como ... -
Contribuições do internato curricular em atenção primária à saúde na evolução de competências por estudantes de graduação em Medicina
(2017-02-21)O internato curricular é um dos espaços privilegiados de aprendizagem na formação médica. A incorporação da Atenção Primária à Saúde (APS) como área obrigatória, com carga horária mínima definida é uma das consequências ... -
Contribuições do pluralismo didático no ensino de ciências: uma pesquisa-ação com estudantes do ensino fundamental
(2020-07-30)Quando se está inserido no campo educacional, é comum encontrar uma escola desvinculada da vida, abstrata, formalista, autoritária e passiva. Somado a isso, ainda existe uma avaliação da aprendizagem escolar autoritária e ... -
Contribuições e desafios para a formação de professores de biologia, física e química em uma perspectiva inclusiva de estudantes com deficiência visual
(2021-08-31)Devido à importância e necessidade dos professores em formação inicial e continuada explorarem cada vez mais os conceitos e aspectos relacionados à inclusão, esta tese teve como foco de investigação, verificar em que medida ... -
Cosméticos artesanais: uma abordagem para o ensino médio em química
(2022-10-17)A química é tida pelos estudantes como uma disciplina de alta complexidade e dificuldade, além de necessitar de um nível de abstração bem amplo em determinados conteúdos. Estes impasses acarretam na dificuldade de ... -
Currículo integrado e formação continuada de professores: a abordagem CTS como articuladora do processo
(2018-02-28)A presente pesquisa tem como objetivo investigar as concepções de currículo, assim como as contribuições e desafios de uma proposta de formação continuada semipresencial para educadores, baseada na perspectiva Ciência ... -
Curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio: a matemática na corrente da interdisciplinaridade
(2018-12-03)A presente tese possui como temática a interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado. Defende-se esta modalidade de ensino diante das inúmeras discussões em torno da nova reformulação do Ensino ... -
Da percepção à ação: práticas educacionais interdisciplinares em escola técnica integrada ao ensino médio
(2017-02-21)Em geral, as atividades pedagógicas são isoladas e desconectadas do contexto social em que professores e estudantes estão inseridos. Este fato decorre do atual cenário escolar, onde o sistema de disciplinas retrata não ... -
Demandas e dilemas da prática como componente curricular na formação de professores de biologia
(2019-07-12)As sucessivas mudanças na formação de professores no Brasil, em especial aquelas ocorridas nas últimas décadas, perpassaram o modelo “3+1”, chegando na proposição atual que vem sendo construída, a partir da Lei 9.394/96 ... -
Desafios e estratégias de ensino do reino fungi na educação básica: contribuições de recursos didáticos
(2022-02-18)A área de Ciências em geral, e a Biologia em particular, são de grande relevância para o aprimoramento dos conhecimentos e articulação com as vivências e experiências envolvendo o meio ambiente, o desenvolvimento humano, ... -
Desafios e perspectivas de uma abordagem interdisciplinar de ensino na área das ciências da natureza e matemática na formação inicial de professores
(2020-07-17)Esta pesquisa vem ao encontro das necessidades de formação docente quanto à abordagem interdisciplinar no contexto de práticas de ensino. Diante de carências de práticas interdisciplinares na formação inicial docente, foi ... -
Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
(2021-02-22)Neste trabalho, desenvolveu-se, implementou-se e avaliou-se a viabilidade e efetividade de um Desenho Metodológico que foi elaborado baseado nas concepções da Sala de Aula Invertida, para o ensino de conteúdos de Físico-Química: ... -
Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
(2018-03-19)Neste trabalho, desenvolvemos um sistema para a implementação de atividades avaliativas-reflexivas e/ou atividades avaliativas-formativas (SARF) que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational ... -
Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes
(2013-07-11)Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ... -
Diferentes recursos pedagógicos no ensino do tema câncer de pele: contribuições para a promoção da alfabetização científica no ensino fundamental
(2020-03-20)Este estudo avaliou as contribuições do uso de recursos pedagógicos lúdico-interativos (cartilha e folder) abrangendo o tema câncer de pele (CP) para a promoção da alfabetização científica (AC) de 323 estudantes do ensino ... -
Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
(2011-06-07)Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar ... -
O domínio do campo conceitual sobre processos de ensino e aprendizagem na formação inicial docente em ciências da natureza
(2018-12-06)Esta pesquisa se propõe a analisar o domínio do campo conceitual sobre os processos de ensino e aprendizagem de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa campus de Uruguaiana-RS. ...