Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por departamento "Bioquímica"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 27
-
Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
(2018-03-19)Neste trabalho, desenvolvemos um sistema para a implementação de atividades avaliativas-reflexivas e/ou atividades avaliativas-formativas (SARF) que foi concebido em uma etapa de pesquisa conduzida no âmbito da Educational ... -
A política de Accountability na educação básica e os efeitos da avaliação externa no ensino e na gestão escolar: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2019-06-17)As políticas neoliberais têm sido caracterizadas pela promoção de mecanismos de mercado no Estado, promovendo privatizações e competições entre serviços e empresas baseadas em princípios gestacionais preocupados com as ... -
Curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio: a matemática na corrente da interdisciplinaridade
(2018-12-03)A presente tese possui como temática a interdisciplinaridade e o ensino de Matemática no Ensino Médio Integrado. Defende-se esta modalidade de ensino diante das inúmeras discussões em torno da nova reformulação do Ensino ... -
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Demandas e dilemas da prática como componente curricular na formação de professores de biologia
(2019-07-12)As sucessivas mudanças na formação de professores no Brasil, em especial aquelas ocorridas nas últimas décadas, perpassaram o modelo “3+1”, chegando na proposição atual que vem sendo construída, a partir da Lei 9.394/96 ... -
Legado da educação básica para a alfabetização genética dos cidadãos
(2019-08-30)Os conhecimentos genéticos estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos cidadãos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino de genética, realizado durante a Educação Básica no Brasil, está ... -
O método cognitivo-histórico e o ensino de física mediado por epistemologias
(2017-08-04)Os mais recentes dados da educação brasileira mostraram que nos últimos anos, embora tenha ocorrido uma pequena melhora na infraestrutura oferecida às escolas, muito ainda precisa ser feito para assegurar melhores condições, ... -
As plantas de importância médica na prespectiva dos três momentos pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências
(2018-02-28)O ensino de ciências vem enfrentando diversos problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, onde a busca por alternativas didático-pedagógicas se veste de importância. Diante deste contexto, a presente tese ... -
Contribuições do internato curricular em atenção primária à saúde na evolução de competências por estudantes de graduação em Medicina
(2017-02-21)O internato curricular é um dos espaços privilegiados de aprendizagem na formação médica. A incorporação da Atenção Primária à Saúde (APS) como área obrigatória, com carga horária mínima definida é uma das consequências ... -
A formação continuada de professores do Pacto em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24ª CRE
(2017-09-12)Este trabalho investiga a temática da formação continuada de professores que foi desenvolvida tendo como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para ... -
(Re)flexão: quebrando paradigmas em tempos de perda de autonomia docente
(2018-07-17)Refletir, temática central desenvolvida neste trabalho, é foco central na discussão de importantes questões que permeiam a Educação em nosso país e que muitas vezes são abordadas de forma apenas técnica, para cumprir ... -
Materialidades de um processo de circulação de ideias na ciência
(2019-07-05)Tomando-se por base a epistemologia de Ludwik Fleck, buscamos neste trabalho construir um dispositivo analítico-conceitual de referência que permita estudar os processos de constituição do conhecimento científico a partir ... -
Formação acadêmico-profissional de licenciandos em química por meio de módulos de ensino sobre transformações químicas
(2019-12-06)Um assunto central relacionado à Química é o de transformações químicas, este por sua vez para ser compreendido adequadamente deve ser abordado com base nos três níveis de representação da matéria (macroscópico, ... -
Uso de laboratório virtual e de metodologias diversificadas no ensino de biologia celular
(2018-02-27)As atividades práticas no ensino de Ciências estão relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do fazer Ciência, tais como: observação, identificação, proposição de hipóteses e argumentação. No cenário ... -
Formação continuada de professores de uma escola pública estadual, visando a inserção das TIC em sala de aula
(2019-08-26)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2015 a 2018 em uma escola pública estadual da cidade Santa Maria/RS e contou com a participação de docentes e discentes esta escola. O objetivo do estudo foi o de analisar ... -
Mídias audiovisuais de entretenimento como estratégia de contextualização problematizadora para o ensino de ciências
(2019-09-18)O ensino de Ciências nas escolas deve possibilitar ao aluno se apropriar da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador, de modo a desenvolver um olhar abrangente sobre o mundo. ... -
Educação científica no ensino médio: produção de conhecimento através da autonomia para a pesquisa
(2019-02-28)A Educação Científica perpassa por várias competências associadas, principalmente, ao entendimento da produção científica, leitura crítica, autonomia para a pesquisa e capacidade de posicionamento frente à produção ... -
Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes do nível médio sobre forças intermoleculares
(2018-12-12)O foco de investigação desta pesquisa foi o processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares no nível médio. Os principais objetivos foram realizar um diagnóstico sobre as abordagens desse conteúdo, por meio ... -
As tipologias dos estudantes brasileiros em relação ao interesse em ciências e tecnologia: uma análise baseada nos projetos Rose e Barômetro Brasil
(2019-02-27)O ensino de ciências e o currículo escolar têm sido fundamentados naquilo que se acredita, consenso ou não, que os estudantes devam aprender, negligenciando muitas vezes aquilo que os alunos desejam aprender. Não é o caso ... -
Sequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertida
(2017-08-31)Neste trabalho, elaboramos, implementamos e avaliamos um conjunto de quatorze atividades didáticas (AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propondo problemas abertos, na perspectiva da sala de ...