Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos por título
Itens para a visualização no momento 17-36 of 42
-
A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de alunos com déficit cognitivo
(2007)Este artigo possui como foco principal o problema referente a afetividade no desenvolvimento da criança com déficit cognitivo, tendo como finalidade compreender as diversas formas de comportamento dos alunos no processo ... -
Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
(2007)O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação ... -
A importância da língua de sinais nas escolas
(2007-11-23)A legislação tem provocado algumas mudanças na área da educação ao estabelecer que os alunos com necessidades educativas especiais devem receber atendimento na rede regular de ensino e não mais segregados em escolas de ... -
A importância do contexto familiar na educação de um aluno com dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental
(2007-11-23)O presente artigo visa ao resultado de uma pesquisa realizada em nível do Curso Pós-Graduação Especialização em Educação Especial Déficit Cognitivo e Educação de Surdos. Nesse artigo, objetiva-se investigar o contexto ... -
A importância do lúdico para o desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)O presente trabalho foi desenvolvido durante o Curso de Especialização em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria, em Convênio com a Fundação Áttila Taborda – URCAMP – Campus de São Borja. Desenvolvemos ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo: contribuições da sala de recursos e suas metodologias para as adaptações curriculares
(2007)A Educação Inclusiva trouxe inúmeras reflexões, discussões e buscou criar situações que nos fazem perceber o quanto ainda é necessário aprender a respeitar as diferenças dos os alunos, pois muitos deles, mesmo em sala de ... -
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
(2007-10-29)O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Borja, cujo objetivo foi investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão de alunos com necessidades ... -
A inclusão de alunos surdos em escola pública da cidade de São Borja – RS
(2007-12-12)A presente pesquisa trata do processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular em uma escola pública de São Borja. A investigação foi baseada no contato direto com os sujeitos investigados; O instrumento de pesquisa ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física
(2007-11-06)Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício ... -
A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência
(2007-10-05)O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila ... -
A interação surdo-ouvintes no espaço escolar inclusivo
(2007-11-24)A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios do sistema educacional. Desenvolvida na década de 70, a Educação Inclusiva envolve muito mais do que o aluno com necessidades especiais, ela envolve também a ... -
Leitura e escrita: dificuldades de aprendizagem
(2007-11-24)A presente pesquisa tem por objetivo verificar quais os fatores subjacentes às dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita e buscar alternativas metodológicas para o enfrentamento das mesmas e despertar nos professores ... -
O lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com transtorno em déficit de atenção e hiperatividade
(2007-12-20)O presente artigo visa discutir a importância do lúdico como facilitador no processo de alfabetização de um aluno com Transtorno em Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tem como base o estudo de caso realizado em um ... -
Lúdico no contexto da sala de aula
(2007)Ao constatar a ausência de motivação e uma grande lacuna de aprendizagem com índices elevados de reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhar na segunda série com alunos apresentando dificuldades de ... -
O mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência
(2007)O presente é o relato de uma pesquisa em nível de especialização - Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo - que se propõe a apresentar uma reflexão sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, no ... -
O mercado de trabalho e a inclusão de pessoas com deficiência
(2007)O presente é o relato de uma pesquisa em nível de especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – que se propõe a apresentar uma reflexão sobre a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, no ... -
O papel da família e da sociedade na inclusão de alunos com necessidades especiais
(2007-11-23)Este artigo busca discutir o papel da família e da escola na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, partindo da concepção de que a família se constitui como a principal instituição responsável pelas ... -
Pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho
(2007)O presente artigo versa sobre pessoas com deficiência frente ao mercado de trabalho e tem por objetivo analisar as representações construídas acerca da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, bem como a aceitação ... -
Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS
(2007-10-22)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de ... -
Uma possibilidade de inclusão de alunos com dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007-10-22)Esta pesquisa objetivou, investigar e constatar, a real situação das escolas municipais da área urbana de São Borja, em relação ao processo ensinoaprendizagem dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem. A ...