Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 42
-
A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino
(2007)Discute-se nesse estudo a avaliação dos alunos com necessidades educacionais incluídos na rede municipal de São Borja, procurando analisar se as adaptações curriculares estão ou não acontecendo no processo avaliativo dos ... -
Importância da formação continuada no contexto da educação inclusiva
(2007)O presente artigo visa explicitar a importância da formação continuada para professores no contexto da educação inclusiva. Busca também, conhecer os pressupostos da educação inclusiva, pontuando os desafios na formação ... -
Inclusão de alunos com déficit cognitivo: contribuições da sala de recursos e suas metodologias para as adaptações curriculares
(2007)A Educação Inclusiva trouxe inúmeras reflexões, discussões e buscou criar situações que nos fazem perceber o quanto ainda é necessário aprender a respeitar as diferenças dos os alunos, pois muitos deles, mesmo em sala de ... -
O projeto político pedagógico e a inclusão de alunos surdos
(2007-12-01)O artigo apresenta algumas reflexões acerca do Projeto Político Pedagógico de uma escola com classe especial para surdos. O trabalho analisa a proposta de educação apresentada para os alunos surdos incluídos em sua relação ... -
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais do ensino fundamental de uma escola estadual de São Borja
(2007-10-29)O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de São Borja, cujo objetivo foi investigar a percepção dos professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão de alunos com necessidades ... -
A EJA – educação de jovens e adultos como instrumento na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007)Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelos professores da EJA Educação de Jovens e Adultos, seu constante aprendizado, para promover a inclusão de alunos que apresentaram, no desenrolar de sua vida escolar, ... -
Educação inclusiva: quais reflexões devemos ter em mente para implantar uma educação inclusiva?
(2007-10-05)O presente artigo traz uma reflexão sobre a educação inclusiva, tendo como objetivo principal a compreensão em torno das diferenças, bem presentes no dia-adia da escola e o desafio de se promover uma transformação ... -
Políticas públicas e o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema municipal de ensino de São Borja/RS
(2007-10-22)Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada em nível de especialização, em “Educação Especial – Déficit Cognitivo e Educação de Surdos”. Os objetivos deste artigo tratam de verificar as políticas públicas de ... -
O fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusiva
(2007)O principal objetivo desta pesquisa é provocar uma discussão sobre as possíveis causas do fracasso escolar do aluno surdo evidenciado por meio do alto índice de reprovação e repetência. Neste trabalho, são apontadas ... -
Educação de surdos e os espaços escolares
(2007-10-22)O presente artigo focaliza a Educação de Surdos e os espaços escolares. Nesse sentido, através de uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo em duas (2) escolas municipais de Ensino Fundamental da zona urbana, busca ... -
A importância da língua de sinais nas escolas
(2007-11-23)A legislação tem provocado algumas mudanças na área da educação ao estabelecer que os alunos com necessidades educativas especiais devem receber atendimento na rede regular de ensino e não mais segregados em escolas de ... -
O processo de inclusão de alunos com déficit cognitivo nos anos iniciais do ensino fundamental
(2007)A escola tem como papel fundamental, desenvolver as potencialidades de seus educandos, incentivando o senso crítico, a responsabilidade social, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, vinculada à liberdade ... -
A formação do professor e sua relação na aprendizagem dos alunos
(2007)A reflexão sobre práticas educacionais, formação e transformação de metodologias nunca foi tão intenso como agora. Professores, pais e alunos, todos fazem parte desse processo de mudanças que ocorre no contexto educacional. ... -
A Educação Física e a surdez
(2007-12)Com esse trabalho procurou-se verificar se as crianças surdas participam das aulas de Educação Física em suas respectivas escolas, visando identificar as ações que constituem um dispositivo facilitador, ou não, para o ... -
A inclusão de alunos surdos em escola pública da cidade de São Borja – RS
(2007-12-12)A presente pesquisa trata do processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular em uma escola pública de São Borja. A investigação foi baseada no contato direto com os sujeitos investigados; O instrumento de pesquisa ... -
Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pelo transtorno oposição e síndrome do pânico
(2007-10-17)Pretende-se com este artigo oferecer subsídios para a escola ampliar seus conhecimentos sobre a diferença dos seus alunos. Esta atitude faz-se necessária e urgente, devido à apresentação de diferentes comportamentos ... -
A influência da mídia televisiva no processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência
(2007-10-05)O presente trabalho foi desenvolvido durante o curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos da Universidade Federal de Santa Maria em Convênio com a Fundação Áttila ... -
A educação inclusiva e a informática: transformações e desafios das práticas pedagógicas
(2007-10)Este artigo tem por objetivo discutir a utilização da informática na educação inclusiva. Diante disto, abordaremos temas como: informática, educação e inclusão, presentes na sociedade atual, e, em muitas de nossas escolas, ... -
As concepções sobre inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no município de Pinhal Grande
(2007-10)O presente trabalho teve como objetivo identificar e compreender as concepções dos professores e alunos do ensino regular, bem como, de pais de pessoas com necessidades educacionais especiais, do Município Pinhal Grande, ... -
Adaptações curriculares de pequeno porte: peça fundamental para atender os alunos incluídos e garantir o seu acesso e permanência na escola
(2007-11-23)Através deste artigo pretende-se focalizar as questões que abarcam as adaptações curriculares e suas implicações educacionais no sistema regular de ensino. A pesquisa foi realizada nas escolas do sistema municipal de ...