Navegação Gestão Educacional por assunto "Educação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 42
-
Contribuições da gestão democrática para a articulação entre a escola e o mundo do trabalho
(2011-03-03)Frente às mudanças que surgiram no âmbito educacional, decorrentes da globalização e do capitalismo, faz-se necessário refletir sobre como vem se constituindo a educação no Brasil, a fim de que se compreendam suas ... -
Gestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escrita
(2006-09-06)Este estudo tem por objetivo compreender a repercussão do trabalho cooperativo entre pares na construção da lecto-escrita. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica do tipo etnográfica, com aportes teóricos ... -
A contribuição de um espaço não-formal de ensino na formação da cidadania infanto-juvenil: um estudo de caso no município de Restinga Seca - RS
(2007)O trabalho não apresenta resumo. -
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: panorama dos vinte anos de práticas avaliativas na rede educacional
(2011-03-03)O estudo da arte aponta o crescente espaço que as políticas públicas de avaliação vem ganhando no cenário educacional brasileiro. Sabe-se que a avaliação educacional em larga escala na educação básica, assume um papel ... -
A gestão escolar e a questão do prazer: um estudo de caso no cotidiano escolar
(2004-11-22)O presente trabalho busca apresentar a pesquisa realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Edson Figueiredo, referente à nova gestão escolar e à questão do prazer. A problemática da pesquisa consistiu em saber ... -
Práticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Cacapava do Sul
(2005-04-29)Este estudo de cunho qualitativo visa apresentar a realidade das práticas educativas das quinta séries de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental da Zona Rural de Caçapava do Sul – RS, na visão de Diretores, Professores ... -
Reprovação escolar: uma realidade a ser transformada
(2005-03-21)O método de avaliação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças foi analisado neste estudo de caso, sendo considerado dois métodos avaliativos (aritmético e somativo) em diferentes anos. Foi ... -
O perfil dos alunos que buscam os cursos de educação de jovens e adultos
(2005-03-17)Este trabalho investiga qual o perfil dos alunos que procuram os cursos de Educação de Jovens e Adultos. Percebe-se a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dias atuais, tendo em vista o grande número ... -
O conhecimento pedagógico dos professores dos anos iniciais no contexto da gestão escolar democrática
(2008-01-29)O trabalho não apresenta resumo. -
Os temas transversais no currículo escolar: realidade ou utopia?
(2006-05-05)Este estudo buscou compreender como estão inseridos os Temas Transversais no currículo das escolas públicas da região da Nova Santa Marta, Sete de Dezembro e Alto da Boa Vista na cidade de Santa Maria/RS. Apontamos ... -
A pandemia de Covid-19 e a gestão escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam
(2024-02-15)Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo monográfico desenvolvido vinculado ao programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, em nível de especialização. ... -
Os sentidos da democracia no processo de democratização do ensino público no Estado do Rio Grande do Sul
(2010-03-24)A definição do termo democracia não caracteriza consenso, tampouco aponta um receituário para as práticas políticas e, como se constitui como um conceito histórico defendido por diferentes interesses, assume distintos ... -
A valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural na gestão das escolas do município de Mata
(2007-02-09)O Presente trabalho tem como objetivo pesquisar quais os conteúdos referentes à valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural de Mata são trabalhados nas escolas, com o objetivo de saber o que os alunos que concluem ... -
A legitimação da autoridade: desdobramentos e implicações aos processos de gestão democrática da educação
(2009-01-26)Este texto trata de discutir a temática da autoridade como conceito e como prática, a partir do princípio de legitimação social e de suas configurações que acabam produzindo efeitos aos processos de gestão democrática ... -
A gestão na perspectiva da escola itinerante do MST: uma leitura sobre política pública, organização social e educação
(2007-02-13)As escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST são escolas públicas estaduais que acompanham o Movimento em seus deslocamentos, garantindo o direito à educação a milhares de crianças, jovens ... -
As políticas de educação de jovens e adultos nas práticas escolares: um estudo de caso
(2006-01-17)Este trabalho analisa de forma crítica as políticas educacionais da EJA nas práticas escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves. Partindo da realidade sócio-econômica dos alunos dessa modalidade de ensino, busca-se verificar ... -
A qualificação profissional dos professores gestores das EMEI de Santa Maria e os desafios postos pela legislação em educação
(2006-11-14)A legislação sobre educação promulgada a partir do final da década de 1980, resultante do processo de redemocratização do Brasil, destaca a Educação Infantil no cenário nacional. Legaliza-se a promoção de melhoria no ... -
A gestão do/no PROEJA: experiências e desafios de uma escola técnica federal
(2013-09-18)Este estudo monográfico da Especialização em Gestão Educacional -Lato Sensu do Centro em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS, constitui-se como resultado investigativo da Gestão do PROEJA de uma Escola ... -
Educação inclusiva: os gestores educacionais frente uma educação para as diferenças
(2004)Este estudo tem por objetivo identificar como os gestores educacionais reconhecem seu papel dentro do processo inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, em três escolas da rede pública ... -
Educação de jovens e adutos: história de vida como fator mediador das relações educacionais
(2004-11-18)O presente trabalho tem a intenção de contribuir, de forma reflexiva, sobre a Educação de Jovens e adultos frente às exigências do mundo globalizado. Pretendese conhecer as representações dos alunos alfabetizandos e ...