Recursos Humanos e Marketing
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Recursos Humanos e Marketing
Envíos recientes
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O desafio de gerenciar capacidade e demanda em empresas prestadoras de serviços
(2004-07)O objetivo deste trabalho é buscar alternativas para a problemática gestão da capacidade e demanda em empresas prestadoras de serviços. Para tanto, foi desenvolvida uma ampla pesquisa bibliográfica com o intuito de amenizar ... -
Avaliação de desempenho no modelo de gestão por competências
(2004)O presente artigo relata um estudo em avaliação de gestores de organizações, através do mapeamento de competências, com o objetivo de informá-los sobre a sua própria atuação profissional, visando o desempenho de alta ... -
Perfil e nível de satisfação dos clientes da Gaiger em Santa Maria, RS
(2004-10)Existe uma tendência de se atribuir os mesmos gostos e preferências a todos os clientes, com as empresas buscando oferecer o mesmo nível de serviço a todos os clientes, independentemente do valor econômico que possam ter ... -
Cultura e clima organizacional: um estudo na Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria
(2004-09)Este artigo foi escrito no período de novembro de 2003 a março de 2004 e apresenta estudo teórico e prático sobre a cultura e clima organizacionais. Os objetivos propostos foram o de verificar os fatores que determinam ... -
Considerações sobre gênero dos egressos nos cursos superiores da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1976 – 2001)
(2004)Esse trabalho surge da constatação de que as questões de gênero, atualmente precisam ser mais evidenciadas, a medida que a sociedade passa por mudanças significativas quanto aos papéis atribuídos a homens e a mulheres. ... -
As perspectivas de conseguir uma vaga no mercado de trabalho dos formandos do curso de Administração do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA
(2004)A expansão do nível de satisfação dos clientes nas universidades no últimos anos tem levado ao interesse por novas investigações sobre as particularidades desse fenônemo em contextos regionais. A metodologia utilizada ... -
O quociente de inteligência coletiva da empresa CVI refrigerantes LTDA
(2004)O presente trabalho busca narrar a trajetória do ser individual para o coletivo, destacando as características desse último enquanto organização e a sua inteligência como fator essencial para a sobrevivência e permanência ... -
Clima organizacional dos colaboradores da empresa Reitex
(2004-10)Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada com os colaboradores da empresa Reitex “Soluções e Concreto” sobre o nível de satisfação dos colaboradores da empresa. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre ... -
O perfil gerencial dos dirigentes das clínicas de radiologia de Santa Maria
(2004-04)Este trabalho apresenta uma análise quanto ao Perfil Gerencial dos Dirigentes das Clínicas de Radiologia de Santa Maria, através de diagnóstico realizado no período compreendido entre Janeiro/Março/2004. Buscou-se através ... -
A valorização do capital humano/intelectual: o caso das “100 melhores empresas para você trabalhar”
(2004-06)O presente estudo refere-se a uma pesquisa de caráter documental e bibliográfica, baseada nas edições de 2001, 2002 e 2003 da revista Exame, com o título de “100 melhores empresas para você trabalhar”. Assim, foram selecionadas ... -
Motivação em organização militar (Parque Regional de Manutenção da Terceira Região Militar)
(2004-10)Este artigo explora o assunto motivação voltado para Organizações Militares do Exército Brasileiro, e se compõe de uma fundamentação teórica abrangendo as teorias elaboradas pelos principais estudiosos até a atualidade e ... -
Procedimentos utilizados no processo de recrutamento e seleção na construção civil em Santa Maria/RS
(2004-10)Este estudo tem como objetivo apresentar alguns dos procedimentos utilizados no processo de recrutamento e seleção em empresas do ramo da Construção Civil de Santa Maria. Também surgiu a necessidade de verificar se este ... -
Motivos que levam os clientes a realizarem suas compras em determinado ponto de venda da rede Reni Farmácias
(2004-11-15)O estudo avaliou o relacionamento da empresa Reni Farmácias com seus clientes a partir de uma entrevista elaborada para evidenciar os motivos que levam os consumidores até um dos pontos de vendas da empresa. A rede Reni ... -
A qualidade pessoal nas organizações
(2004-04)Este artigo contém os resultados de um estudo descritivo com análise predominantemente quantitativa, com o objetivo de identificar o nível de qualidade pessoal dos colaboradores em duas organizações. Uma seção abrange ... -
Coleta seletiva: uma abordagem de conscientização ambiental na empresa
(2004)O presente artigo pretende enfatizar como a cultura organizacional, aliada ao Programa 5S e sob a coordenação da Área de Recursos Humanos, pode ser balizadora para despertar e incentivar uma abordagem de conscientização ... -
Saúde: uma questão pessoal e empresarial
(2004-04)Estudo descritivo, sobre a importância de uma boa Saúde Mental do trabalhador nas organizações, tendo como enfoque principal o Estresse. Se teve como objetivo verificar o que acontece com o ser humano e sua saúde ... -
Motivação e resultados na Tchê Viandas LTDA., em Santa Maria - RS
(2005)O presente artigo destaca a importância da gestão de pessoas, atualmente, como fator estratégico no atingimento dos objetivos organizacionais. O atual cenário de mudanças aceleradas e quebra de paradigmas levam as empresas ... -
O CFC Viacentro e a responsabilidade social, segundo indicadores do Instituto Ethos
(2004-06)Na era da informação, da nova economia, são profundas as mudanças no modo de as sociedades se organizarem. Alteram-se os papéis dos estados nacionais, das empresas e das pessoas. Redefine-se a noção de cidadania e ... -
Marketing de relacionamento e segmentação estratégica na Caixa Econômica Federal
(2004-08-27)O presente trabalho apresenta uma análise sobre a implementação da segmentação de clientes e marketing de relacionamento na CAIXA, como estratégia de competitividade com os principais bancos concorrentes. Atualmente as ... -
O posicionamento do trabalhador diante da gerência no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM
(2005-02)O trabalho não apresenta resumo.