Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Mostrando ítems 328-347 de 864
-
Estudo de caso de uma criança com características de altas habilidades: problematizando questões referentes à inclusão escolar
(2007-01-12)A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O interesse em realizar esta pesquisa surgiu ... -
Um estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolar
(2002-05)A pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade de Santa Maria/RS, em 2001. O referencial teórico remonta a história ... -
Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
(2007-06-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são ... -
Um estudo sobre emprego e trabalho com egressos do Colégio Técnico Industrial vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, no período de governo Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Roussef (2005 - 2012)
(2014-08-04)Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa II Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo Kairós Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas ... -
Um estudo sobre o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do Rio Grande do Sul
(2018-07-30)Resumo: Esta dissertação discute o ensino de História da Arte em licenciaturas em Artes Visuais do estado do Rio Grande do Sul. Tal pesquisa, que situa-se metodologicamente como de abordagem qualitativa e exploratória, ... -
Um estudo sobre o trabalho das pedagogas no Instituto Federal Farroupilha: historicidades, institucionalidades e movimentos
(2014-09-02)Esta dissertação é resultado da pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e está ligada à Linha de Pesquisa 02 Práticas ... -
Um estudo sobre o trabalho pedagógico das normalistas negras do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria/RS
(2016-11-10)A presente pesquisa ―Um estudo sobre o trabalho pedagógico de normalistas negras do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria/RS‖ insere-se na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do ... -
O ethos da privação de liberdade como formador de saberes e representações de três professoras
(2008-05-19)Esta pesquisa teve por objetivo compreender e interpretar o contexto da privação de liberdade como formador de saberes e representações de três professoras que atuam na escola inserida no CASE/SM (Centro de Atendimento ... -
“Eu não gostava nem odiava porque eu não entendia nada!”: relações com a escola, o aprender e os conhecimentos escolares no ensino médio
(2018-07-03)Essa dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por tema Juventude, Ensino Médio e ... -
“Eu não posso brincar de boneca, boneca é coisa de menina”: uma pesquisa com crianças sobre identidades de gênero na educação infantil
(2018-08-20)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, no contexto da Educação Infantil, abordando ... -
Eu sou professora, e agora? – As significações imaginárias de professoras da educação básica sobre a docência
(2016-08-29)A dissertação intitulada Eu sou professora, e agora? As significações imaginárias de professoras da educação básica sobre a docência, vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do ... -
"Os eus em Frida" imaginários e processos (trans) formativos
(2012-03-30)A pesquisa caracteriza-se como um estudo que combina referenciais teóricos e visuais, inscrevendo-se na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da ... -
Evasão escolar na comunidade remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS): uma análise interseccional dos fatores causais e possíveis estratégias de enfrentamento
(2023-10-18)Por que a maioria dos estudantes oriundos da Comunidade Remanescente de Quilombo de Rincão dos Caixões (Jacuizinho – RS) não conclui a Educação Básica? Visando ao estudo desta problemática bem como ao apontamento de possíveis ... -
Evasão escolar: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Porto Nacional
(2015-04-09)Esta pesquisa versa sobre a evasão escolar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins IFTO - Campus Porto Nacional, como uma das preocupações que afligem não só o Instituto, mas outras unidades ... -
Expectativas da família em relação à escolarização do seu filho com altas habilidades
(2009-11-23)A presente dissertação, desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial , traz como tema expectativas familiares de alunos superdotados e como objetivo geral, no meu querer investigativo, verificar essas expectativas ... -
Uma experiência de formação continuada de professores no cotidiano escolar. Um estudo de caso
(2004-08-26)Este estudo procurou conhecer os resultados da experiência com a formação continuada de professores, realizada pelo Colégio Estadual Tancredo Neves escola de ensino fundamental da rede pública estadual de Santa Maria-RS ... -
Experiência educativa em artes visuais como lugar de encontro: processos e aprendizagem na docência
(2016-08)A presente dissertação tem por objetivo pensar a experiência educativa em artes visuais como lugar de encontro na docência. Os encontros e acontecimentos do curso de Artes Visuais – Licenciatura em Desenho e Plástica da ... -
A experiência grupal em trajetos autoformativos: imaginário social e narrativas
(2020-12-18)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, do Centro de Educação, da Universidade ... -
Experiências de bullying escolar de estudantes com transtorno do espectro autista
(2021-12-15)O termo bullying tem sido descrito como comportamento agressivo que envolve três critérios fundamentais: repetição (as agressões são sistemáticas), intencionalidade e desequilíbrio/desigualdade de poder entre agressor e ... -
Experiências estéticas em instituições de reeducação de crianças e jovens
(2023-10-23)A presente pesquisa de mestrado, atravessada pelas filosofias da diferença, propõe-se a olhar para uma instituição de reeducação, enquanto espaço de reinserção social e reajustamento, movida pela problemática: o que podem ...