Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 377-396 of 856
-
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a organização do ensino das quatro operações matemáticas
(2019-10-29)O presente estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, ... -
A formação de professores(as) e os direitos humanos da criança e do adolescente: uma pesquisa intercultural em um jornal do interior do RS - ano de 2017
(2018-10-11)Este trabalho de Dissertação de Mestrado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, ... -
A formação do cidadão no ensino público fundamental entre as décadas de 70 e 90: considerações sobre a legislação educacional
(2006-09-01)A atual Legislação educacional destaca-se, entre outros aspectos, pela importância conferida à preparação do educando para o exercício da cidadania , refletindo uma imagem de cidadão ideal, cuja materialização ... -
A formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no movimento de organização do ensino de frações: uma contribuição da atividade orientadora de ensino
(2014-04-25)Este trabalho é o produto de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O ... -
A formação do professor-supervisor de terapias psicodinâmicas: um estudo de educação médica
(2005-04-08)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional e apresenta, como tema, a formação do supervisor de psicoterapias analíticas. Tendo o objetivo de ... -
A formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêutica
(2010-05-18)O presente trabalho apresenta como proposta investigar a presença do diálogo no processo formativo do docente e nas suas vivências educativas, analisar e refletir a importância do diálogo numa perspectiva da hermenêutica ... -
A formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdos
(2009-08-28)Este estudo se propôs a problematizar os discursos da formação docente nas/das políticas de diversidade e seus efeitos na constituição e governamento dos professores de surdos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de ... -
Formação docente, educação ambiental e representações sociais: uma pesquisa com três professores(as) especialistas em educação ambiental
(2007-03-21)Esta pesquisa teve origem a partir de dois fatores: a preocupação profissional com os rumos da Educação Ambiental nas instituições escolares e, um certo mal estar docente gerado pela (in)compreensão, por parte da sociedade ... -
A formação dos sentidos do ver a partir da percepção de Las Meninas
(2008-03-25)O estudo consiste na realização de um percurso interpretativo pela obra Las Meninas, de Velásquez, e a releitura de Waltércio Caldas intitulada Los Velásquez. Busca-se debater as contribuições de uma educação nos sentidos ... -
A formação e a atuação profissional de licenciados em música: um estudo na UFSM
(2004-04-23)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Educação e Artes do PPGE/UFSM. A investigação teve como objetivo investigar, sob a perspectiva de egressos dos cursos de Educação Artística Licenciatura Plena com habilitação em ... -
Formação inicial de pedagogos na modalidade EaD: ambiência, competências e práticas
(2013-07-10)A pesquisa proposta justificou-se por ser um estudo no âmbito da formação docente e discente na modalidade a distância, visando perceber os impactos que podem estar se refletindo na qualidade do trabalho acadêmico e na ... -
Formação inicial de professores com enfoque no sistema Blended Learning em ambiente virtual de aprendizagem
(2019-07-26)Esta Dissertação de Mestrado vincula-se à Linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional” - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de ... -
A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
(2015-08-31)A presente pesquisa dissertativa buscou identificar os desafios e as perspectivas da formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para atuarem na Educação de ... -
Formação inicial de professores de filosofia: um estudo sobre sua situação e perspectivas
(2004-12-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a formação inicial do professore de Filosofia, introduzindo uma análise de modelo de formação anterior às Diretrizes Curriculares e as Diretrizes dos Cursos de Filosofia, com o intuito ... -
Formação inicial de professores e dispositivo grupal: compondo processos formativos
(2013-03-28)Esta dissertação inscreve-se na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como referência a experiência formativa do ... -
Formação inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura.
(2019-07-11)A pesquisa emerge de problematizações acerca dos saberes docentes que constituem a organização das práticas pedagógicas no cenário educacional brasileiro. Tendo como lócus a formação inicial de professores, objetiva ... -
Formação inicial: uma experiência crítico- reflexiva no desenvolvimento da educação física inclusiva
(2006-07-31)Este estudo, teve como objetivo principal realizar uma analise sobre a contribuição do ensino crítico reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto a inclusão, em classe comum, de alunos com ... -
A formação musical de professores em cursos de Pedagogia: um estudo das universidades públicas do RS
(2009-08-31)A presente pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na linha de pesquisa Educação e Artes e vincula-se ao grupo Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical ... -
Formação permanente de professores(as) da EJA: círculo de diálogos como práxis pedagógica humanizadora
(2014-03-27)Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Configura-se como um estudo sobre ... -
A formação permanente no tempo-espaço da escola: “olhares” de gestoras coordenadoras pedagógicas
(2014-07-26)A presente dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa I Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta uma ...