Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 72-91 of 190
-
Formação continuada de professores da educação básica em contextos integrados: entre a universidade e a escola
(2019-08-16)O presente estudo busca pesquisar os movimentos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, a fim de verificar a viabilidade metodológica desta organização como potencializadora dos processos colaborativos de ... -
Formação continuada de professores da educação infantil do município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses na implementação das políticas públicas
(2022-02-24)Este estudo teve como objetivo investigar como o município de Santa Maria/RS vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos professores da Educação Infantil, nos últimos três anos (2019-2021). Assim, ... -
Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação
(2017-08-25)Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Formação continuada de professores em serviço: implicações no processo do desenvolvimento profissional
(2018-08-22)A presente dissertação, que se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade ... -
Formação continuada de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria pedagógica
(2021-02-08)Esta dissertação resulta de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Formação continuada de professores: a construção do conhecimento compartilhado em uma escola de São João do Polêsine, RS
(2023-02-17)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Sua ... -
Formação continuada de professores: indicadores para uma política na Rede Municipal de Itaara
(2019-08-23)Esta pesquisa tem como foco as experiências de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da rede municipal de Itaara. O estudo vincula-se ao Mestrado Profissional/UFSM na Linha de Pesquisa 2 - Gestão ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ... -
Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades
(2021-07-02)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPGE) - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria na linha de pesquisa “Políticas e Gestão ... -
Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
(2020-11-24)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ... -
Gestão administrativa de secretarias integradas de cursos de graduação na UFSM: uma perspectiva de modernização e inovação
(2022-03-11)Esta dissertação de mestrado profissional está vinculada a linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1), do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de ... -
Gestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gênero
(2017-08-24)As licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua ... -
Gestão democrática e eleição de diretores em escolas de educacão infantil: estudo de caso na rede municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-30)Esta dissertação foi desenvolvida no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Pública e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral foi analisar como se consolidam as ... -
A gestão democrática na escola municipal: o conselho escolar em questão
(2018-08-08)O tema da presente dissertação destacou-se como “Os espaços de democracia no Sistema Municipal de Educação”, tendo como campo de pesquisa o Conselho Escolar das escolas públicas municipais no Município de Alegrete, com ... -
Gestão do conhecimento em uma biblioteca universitária: diagnóstico e proposições
(2018-12-18)A Gestão do Conhecimento é um método que objetiva criar um ambiente no qual as pessoas possam compartilhar, internalizar e aplicar o conhecimento para a melhoria dos processos e serviços. Nesse sentido, esta investigação ... -
A gestão em rede em territórios de vulnerabilidade social: círculos de diálogos com docentes gestoras
(2023-11-09)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado profissional, a partir da linha LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como objeto de investigação a ... -
A gestão escolar e o desenvolvimento de competências socioemocionais a partir das narrativas docentes
(2023-02-17)Esta pesquisa desenvolveu-se no curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, ... -
Gestão participativa na assistência estudantil: sobre a produção de uma política institucional da UFSM
(2024-03-08)Esta dissertação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, vincula-se a linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior (LP1) e ao Grupo de Pesquisa Rizoma/CNPq, tendo ... -
A gestão pedagógica escolar e a interconexão com outros contextos educativos
(2023-10-09)Esta dissertação está ligada à linha de Pesquisa 2 (LP2), Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O ... -
Gestão pedagógica na educação infantil de tempo integral: desafios e possibilidades de planejamento compartilhado
(2017-08-22)Esta dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP1) – Políticas e gestão da Educação Básica do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e tem por ...