Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
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Apoio psicopedagógico na educação superior: uma proposta de autogestão da aprendizagem
(2023-10-30)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da Educação ... -
Aprendizagem docente em contextos emergentes: professores iniciantes no Centro de Ciências da Saúde
(2023-02-09)Este estudo dissertativo vincula-se a linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Mestrado profissional da Universidade Federal de Santa ... -
Aprendizagem e pandemia: análise das políticas de avaliação implementadas no estado do Rio Grande do Sul
(2023-11-07)Este estudo vincula-se ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, e ao Grupo de ... -
Assistencialismo e protagonismo infantil: o movimento das práticas pedagógicas construídas na EMEI Professora Ida Fiori Druck
(2020-09-03)Esta Dissertação faz parte da Linha de Pesquisa (LP2) - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Tem ... -
Assistência estudantil e inclusão digital: da implementação à institucionalização de ações na UFSM
(2022-12-12)Este estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), debate a assistência estudantil, especificamente a ... -
Atuação da professora de educação especial em uma escola de educação básica
(2019-08-21)Esta dissertação apresenta os caminhos de uma investigação construída junto ao Mestrado Profissional de Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de ... -
A atuação do tutor presencial no curso de pedagogia UAB/UFSM e sua relação com os processos de aprendizagem
(2019-08-15)A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, na linha de pesquisa “Políticas e Gestão da Educação ... -
Atuação dos conselhos escolares na rede municipal de ensino de Santa Maria – RS: em pauta o fortalecimento da gestão democrática
(2018-08-31)Este estudo aborda os princípios da gestão democrática a partir da atuação dos Conselhos Escolares nas escolas da Rede de Ensino do Município de Santa Maria/RS. Considerando que o conceito de gestão educacional resulta ... -
A auto(trans) formação permanente do ser-professora na educação infantil: desafios e possibilidades
(2019-08-30)Esta pesquisa de dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional-UFSM. Com a pesquisa, objetiva-se [re]significar ... -
Auto(trans)formação com professoras e professores na perspectiva da educação popular: o papel da escola e da gestão e os desafios do sistema educacional
(2021-09-30)Esta dissertação apresentada ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Centro de Educação – UFSM. O estudo ... -
Autonomia nos processos de aprendizagem de estudantes com deficiência na educação superior
(2018-07-30)Esta pesquisa, foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa referente à Gestão ... -
Auxílio à aquisição de material pedagógico implicado à permanência e desenvolvimento de estudantes na educação superior
(2023-01-12)Este trabalho científico integra os estudos da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional ... -
Avaliação e impacto social de cursos na pós-graduação: perspectivas de egressos dos mestrados profissionais da UNIPAMPA – campus Bagé
(2022-01-31)Esse estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dentro da Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e Gestão ... -
Avaliação para as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Maria
(2023-01-13)Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), da Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação Básica ... -
Caminhos e perspectivas da coordenação de polos da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da UFSM
(2019-08-15)Este estudo foi produzido no contexto da Linha de Pesquisa 1 (LP1): Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-Graduação em ... -
Caminhos para pensar a infância no contexto de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de Santa Maria/RS
(2023-02-15)Esta pesquisa, foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional no Mestrado Profissional, o estudo está voltado para os contextos escolares e as práticas desenvolvidas, relacionando ... -
Cartografia tátil: política inclusiva para estudantes com deficiência visual na educação superior
(2018-07-17)Com a crescente inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior, mudanças nos subsídios técnicos e pedagógicos que garantam o processo ensino e aprendizagem são urgentes. Em relação aos estudantes com cegueira ... -
Círculos dialógicos em contexto educacional militar: políticas curriculares e suas articulações com a língua inglesa no ensino médio
(2018-07-10)O presente trabalho possui como temática central a relação entre as políticas curriculares e a língua inglesa (LI) no ensino médio. A pesquisa apresenta como objetivo geral, compreender a produção de sentidos na relação ... -
Círculos dialógicos investigativo-formativos com professores do ensino médio: por uma proposta institucional de formação permanente com professores
(2019-05-27)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional. O foco do estudo e, consequentemente, a proposição ... -
As competências socioemocionais na política curricular da BNCC: desdobramentos na formação de professores
(2021-03-08)Esta dissertação do Curso de Mestrado Profissional insere-se na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós- graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade ...