Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 86-105 of 136
-
Legado da educação básica para a alfabetização genética dos cidadãos
(2019-08-30)Os conhecimentos genéticos estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos cidadãos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino de genética, realizado durante a Educação Básica no Brasil, está ... -
Ligações químicas: investigação da construção do conhecimento no ensino médio
(2016-07-15)As ligações químicas constituem a base para a compreensão da formação e do comportamento das substâncias presentes no cotidiano. O foco de investigação desta pesquisa foi o ensino e a aprendizagem das ligações químicas no ... -
Materialidades de um processo de circulação de ideias na ciência
(2019-07-05)Tomando-se por base a epistemologia de Ludwik Fleck, buscamos neste trabalho construir um dispositivo analítico-conceitual de referência que permita estudar os processos de constituição do conhecimento científico a partir ... -
O método cognitivo-histórico e o ensino de física mediado por epistemologias
(2017-08-04)Os mais recentes dados da educação brasileira mostraram que nos últimos anos, embora tenha ocorrido uma pequena melhora na infraestrutura oferecida às escolas, muito ainda precisa ser feito para assegurar melhores condições, ... -
O método da quadrangulação em educação alimentar e nutricional no ensino de ciências
(2024-03-08)A escola é um dos ambientes nos quais os estudantes adquirem diversos costumes e hábitos. Nesse sentido, os componentes curriculares de Química, Biologia e/ou Física, os quais fazem parte da área de Ciências da Natureza, ... -
Método líquen: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais
(2017-09-29)Analisando atividades didáticas propostas por professores a alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, notamos que estas abordam sequência numérica, contagem, operações de adição e subtração, mas não encontramos um ... -
Mídias audiovisuais de entretenimento como estratégia de contextualização problematizadora para o ensino de ciências
(2019-09-18)O ensino de Ciências nas escolas deve possibilitar ao aluno se apropriar da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador, de modo a desenvolver um olhar abrangente sobre o mundo. ... -
Modelos mentais de reações de oxirredução: um estudo exploratório de egressos do curso de Química Licenciatura
(2021-10-08)As pessoas vivem em um mundo que gira em torno do conhecimento. No entanto, o que é o conhecimento? O que é aprender? Aprender está diretamente relacionado à aprendizagem, um processo gradual e pessoal, que modifica o ... -
Módulo temático: contribuição para a formação continuada de professores de ciências
(2018-12-10)Devido a importância de serem ofertados cursos de desenvolvimento profissional aos docentes atuantes na educação básica, a presente tese teve como foco de investigação verificar se a elaboração de Módulos Temáticos em um ... -
Módulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médio
(2014-09-30)O presente trabalho consiste em uma proposta de inserção de temas de Educação Ambiental, relacionado ao uso de clorofluorcarbonetos e destruição da camada de ozônio, efeito estufa / aquecimento global, chuva ácida e água: ... -
Natureza humana na educação em ciências: uma reflexão filosófica
(2019-10-25)Esta pesquisa investiga como um grupo de professores, pós-graduandos em Ensino de Ciências, estabelece relações entre a natureza humana, a filosofia da educação e a epistemologia da ciência. A partir desta investigação ... -
Oficinas pedagógicas como estratégia para a promoção da saúde na formação docente continuada
(2018-02-27)Este estudo é fruto de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola pública estadual, na qual a promoção da saúde foi tema norteador da formação docente continuada. Participaram quatorze professoras de diversas áreas, ... -
A paleontologia e a sala de aula: o contexto local como elo na formação de professores
(2023-11-30)A Paleontologia é uma ciência que auxilia o ser humano na compreensão da origem da vida e sua evolução, através dos fósseis, os quais possibilitam o estudo das diferentes formas de vida pré-existentes. Para que tal situação ... -
Panorama reflexivo da contextualização da química no ensino médio: nas escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS
(2014-08-06)Este estudo visou obter um panorama da contextualização da química no ensino médio das escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS. Este trabalho apresenta perspectivas da pesquisa quantitativa e qualitativa, e ... -
Percepções de alunos e professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola
(2011-02-15)A temática da sexualidade exige coragem e um bom grau de conhecimento técnico para abordar este tema delicado em sala de aula. O tema orientação sexual faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo transversal ... -
O PIBID como política articuladora na construção de currículos críticos: o trabalho desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul
(2017-09-04)O currículo no Ensino de Ciências, muitas vezes, ainda é disciplinar e fragmentado, não gerando problematização e diálogo. Essa visão já vem sendo discutida criticamente por diversos autores que defendem a implementação ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
As plantas de importância médica na prespectiva dos três momentos pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências
(2018-02-28)O ensino de ciências vem enfrentando diversos problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, onde a busca por alternativas didático-pedagógicas se veste de importância. Diante deste contexto, a presente tese ... -
A política de Accountability na educação básica e os efeitos da avaliação externa no ensino e na gestão escolar: um estudo no município de Santa Maria/RS
(2019-06-17)As políticas neoliberais têm sido caracterizadas pela promoção de mecanismos de mercado no Estado, promovendo privatizações e competições entre serviços e empresas baseadas em princípios gestacionais preocupados com as ... -
Por uma “ciência com consciência”: interfaces da educação ambiental e do ensino de ciências nos contextos docente, discente e do material didático
(2017-12-18)A Educação Ambiental (EA) é considerada uma linha unificadora para o desenvolvimento sustentável, e assim como esse campo do conhecimento, o Ensino de Ciências deveria ser construído sob uma perspectiva ambiental em seus ...