Navegação Gestão Educacional por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 292
-
A gestão pedagógica de escolas de surdos e possibilidades de relações entre família e escola
(2022-05-27)As escolas para surdos têm operado como espaços que possuem, além da atribuição da inserção da criança em um sistema sociocultural, científico e linguístico, também responsabilidades formativas juntamente com as famílias. ... -
Gestão escolar dialógica e afetiva: o processo inclusivo a partir do olhar de duas professoras de educação infantil
(2013-03-27)Ressignificando minha experiência numa turma de Educação Infantil vivenciada a partir do ano de 2010 nas quais, crianças Autistas e Síndrome de Down, estiveram incluídas. A seguir veremos o olhar de uma professora relatando ... -
O projeto político-pedagógico: possibilidade de desenvolvimento profissional do professor de Educação Física
(2006-08-28)O processo pelo qual nos construimos professor é um processo complexo, singular e dinâmico. A investigação teve o intuito de analisar se a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, contribuiu ... -
A gestão da inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista: o lugar do profissional de apoio
(2014-12-02)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome comportamental cujas características implicam num tratamento diferenciado para os sujeitos por ele acometidos. Para a efetivação da inclusão educacional desses alunos ... -
Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo: um estudo de caso
(2006-09-05)Este estudo procurou analisar as origens e o desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, situado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria. Inicialmente procurou-se contextualizar o objeto de ... -
A gestão democrática e o PPP na concepção do professor: um estudo de caso
(2013-08-21)Este trabalho teve por objetivo geral a investigação sobre o modo com que os docentes percebem o seu papel de gestores e como objetivos específicos compreender como ocorre a gestão democrática participativa na escola, ... -
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola
(2007-12-13)O presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica ... -
Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-28)Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como objetivo principal desta pesquisa, investigar ... -
A construção da identidade do curso de Educação Física no contexto da formação dos professores
(2006-08-22)Este trabalho buscou compreender a construção da identidade do Curso de Educação Física do CEFD/UFSM no contexto da formação dos professores através da investigação do currículo (1990-2005) e os saberes ali disseminados, ... -
Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
(2013-08-13)Considerando a realidade educacional brasileira, a relação entre universidade e escola básica é um tema que tem ganhado destaque. Neste contexto, formação de professores e gestão escolar são temas que estão bastante em ... -
Conselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz
(2005-03-31)Este trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
Conselho escolar: participação da comunidade escolar na construção da gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Deluy, São Sepé - RS
(2005-03-31)Este trabalho é o resultado do projeto elaborado para a seleção ao Curso de Pós-Graduação- Nível de Especialização- em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisamos a função ... -
Avaliação escolar para a emancipação do sujeito em uma sociedade diversificada e globalizada
(2005-06)"Avaliação" é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas. A realidade dos tempos atuais nos mostra uma sociedade em constante mutação, diversificada e globalizada. Vivemos a era da informação e as pessoas acompanham ... -
Contribuições da educação ambiental para uma gestão democrática da escola
(2004-12)Este artigo tem como objetivo contribuir para a gestão educacional através da introdução em seu contexto administrativo-pedagógico de alguns princípios da educação ambiental e refletir sobre as teorias e práticas da gestão ... -
Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
(2009-01-23)A escola pública é chamada a prestar contas quanto ao papel que exerce na sociedade. No entanto, há contradições entre discursos e fazeres numa mesma escola. Essas contradições podem ser visualizadas no projeto político ... -
O ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetização
(2019-08-22)Neste estudo, desenvolvido no curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, enfocamos a organização do trabalho docente a partir da implementação do bloco pedagógico. Nosso objetivo ... -
Gestão educacional e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas do campo: um estudo de caso
(2009-01-16)Este estudo teve por objetivo conhecer como a gestão educacional de um município localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul propõe a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas ... -
Gestão escolar democrática: deslocamentos de sentidos nas políticas públicas do município de Santa Maria - RS
(2012-08-08)Este estudo problematiza a consagração da gestão democrática como modo de gestão adotado pelo sistema público de ensino desde 1997, em Santa Maria-RS, e seus efeitos de sentidos sobre a organização escolar e o trabalho ... -
Formação continuada de professores em análise
(2008-02-25)Este estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O ...