Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 104-123 of 292
-
Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
(2019-09-24)O presente trabalho faz parte dos estudos realizados no curso de Especialização em Gestão Educacional, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2018 e 2019. Discute a temática de Formação ... -
Filosofia para crianças e as suas contribuições para a construção de uma gestão democrática
(2009-03-16)Esta monografia objetiva investigar as contribuições da Filosofia para Crianças na construção de uma Gestão Democrática na Escola. A metodologia adotada é de caráter crítico reflexivo realizado a partir da análise minuciosa ... -
Formação continuada de professores em análise
(2008-02-25)Este estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
A formação de pedagogos e a gestão educacional: processos formativos em discussão
(2014-08-18)Esse estudo se vincula à linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central é formação do ... -
Formação de professores para o uso de tecnologias educacionais: uma análise do estado do conhecimento
(2021-12-17)Esta monografia é o resultado da conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). A pesquisa ... -
A formação do educador em artes visuais: um estudo de políticas públicas e gestão educacional e formação
(2008-03-03)Esta pesquisa de cunho qualitativo realizada no curso de Especialização em Gestão Educacional/CE/UFSM objetivou investigar a formação do professor de Artes Visuais, visando o conhecimento que o mesmo tem a respeito das ... -
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
(2010-04)O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a ... -
Gestão da educação do campo na racionalidade neoliberal
(2018-11-30)O presente estudo resulta de uma pesquisa que tem como objetivo analisar e problematizar a gestão da Educação do Campo na racionalidade neoliberal. Considerando tal objetivo, elenca-se como abordagem metodológica a pesquisa ... -
A gestão da educação especial na escola do campo em uma perspectiva de inclusão escolar
(2016-08-16)O presente estudo tem como objetivo compreender como se dá a gestão das práticas de educação especial na escola do campo, visando a efetivação do processo de inclusão escolar. Na construção do percurso metodológico que deu ... -
A gestão da educação infantil para a criança de zero a três anos no município de Santa Maria - RS
(2014-07-09)Este estudo teve como objetivo compreender a gestão da Educação Infantil para o atendimento da pequena infância - crianças de zero a três anos de idade - no município de Santa Maria-RS. Nesta pesquisa, de modo específico, ... -
A gestão da inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista: o lugar do profissional de apoio
(2014-12-02)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome comportamental cujas características implicam num tratamento diferenciado para os sujeitos por ele acometidos. Para a efetivação da inclusão educacional desses alunos ... -
A gestão da infância na escola de educação infantil: um olhar sobre as representações das professoras
(2008-08-29)Esta pesquisa foi apresentada ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Gestão da Organização Escolar e teve por objetivo conhecer as representações ... -
Gestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escrita
(2006-09-06)Este estudo tem por objetivo compreender a repercussão do trabalho cooperativo entre pares na construção da lecto-escrita. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica do tipo etnográfica, com aportes teóricos ... -
A gestão das práticas pedagógicas e a articulação do brincar nos tempos e espaços da escola de educação infantil: um olhar sobre o autismo
(2019-12-18)A temática central desta pesquisa é a gestão pedagógica e o brincar como prática pedagógica proposta às crianças com autismo na educação infantil. O objetivo geral foi compreender de que forma o brincar é articulado nas ... -
Gestão das práticas pedagógicas em educação especial: um olhar sobre a produção diagnóstica
(2018-01-25)A presente pesquisa teve por objetivo compreender os efeitos da gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial no que se refere aos processos de produção diagnóstica dos alunos por meio da análise dos dados do Censo ... -
Gestão de estágios curriculares supervisionados em diferentes instâncias
(2008-02-19)Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa realizada com as secretarias responsáveis pela coordenação das escolas públicas de Santa Maria (8º Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de ... -
Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
(2010-12-13)Este trabalho busca na gestão democrática algumas possibilidades para o entendimento da luta por reconhecimento da educação de surdos. A gestão das escolas, com a redemocratização brasileira e sua Constituição de 1988, ... -
A gestão democrática e o PPP na concepção do professor: um estudo de caso
(2013-08-21)Este trabalho teve por objetivo geral a investigação sobre o modo com que os docentes percebem o seu papel de gestores e como objetivos específicos compreender como ocorre a gestão democrática participativa na escola, ... -
Gestão democrática e os desdobramentos da(s) política(s) de avaliação da educação básica: sentidos sobre qualidade do ensino
(2012-08-08)Imbricada por políticas públicas educacionais, a gestão, dita democrática, reconfigura-se a partir de um apelo discursivo de qualidade, inscrevendo esta a ideia de medida, em que se observa uma nova dinâmica de gestão da ...