Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 61
-
Deficiência visual e maternidade: enfrentamentos vivenciados por mães com deficiência visual na trajetória escolar dos filhos
(2023-01-16)A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer as experiências vivenciadas por mães com deficiência visual, observando o processo de escolarização de seus filhos videntes. Trata-se de um estudo de caso de caráter ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
A docência e o processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
(2018-12-10)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo ... -
O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
(2022-09-13)Este trabalho objetivou realizar uma pesquisa do tipo estudo de caso, a fim de analisar as contribuições que o Ensino Colaborativo tem trazido para as novas formas de atuação docentes, a fim de promover a inclusão de ... -
O ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual
(2022-03-28)A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados na sala ... -
A equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down - um estudo de caso em Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho tem como tema central a equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down. O uso do cavalo como mediador em atividades terapêuticas tem aumentado nos últimos anos, trazendo benefícios aos ... -
Estratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regular
(2018-12-12)Esta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o desenvolvimento e a ... -
Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
(2023-07-08)Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da ... -
Família: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em um município da região central do RS
(2017-12-04)Este estudo possui como tema central: os desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual – DI em um município da região central do RS, através de narrativas de ... -
Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
(2023)Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, ... -
A importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual
(2017-11-27)Este trabalho tem por objetivo geral conhecer a importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual e descrever o quanto é significativa a intervenção precoce assim que detectada a ... -
A importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual
(2018-12-12)O estudo intitulado A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da ... -
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2021-08-16)Este estudo tem como tema a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa busca responder como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência ... -
A inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016
(2017-11-27)Com a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016, do Programa ... -
A influência dos mitos na educação de alunos cegos: percepções de professores e familiar
(2018-12-10)O ser humano é constituído por experiências e relações sociais estabelecidas ao longo de seu percurso junto ao seu grupo, assim, a influência de determinados padrões que acaba regendo a sociedade, ... -
A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades
(2023-01-16)A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da preparação docente frente às fragilidades e potencialidades ... -
Linguagem não verbal em crianças com Síndrome de Down
(2018-12-13)Este trabalho é uma investigação apresentada à disciplina de Desenvolvimento de Pesquisa Profissional do Curso de Educação Especial/ CE/UFSM. Tem como objetivo verificar se a estimulação da linguagem não verbal ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ...