Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 62-81 of 186
-
A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
(2022-02-18)Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no ... -
Espaços de (auto)formação no contexto escolar inclusivo
(2022-08-19)Esta pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, teve como objetivo conhecer como podem ocorrer processos ... -
Espaços e tempos na educação infantil: quando os retalhos se unem
(2018-08-27)Esta dissertação tem por tema espaços e tempos na Educação Infantil. Está vinculada à linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional ... -
Estágios não obrigatórios na educação infantil: processos formativos de acadêmicas dos cursos de Pedagogia/UFSM
(2022-02-22)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal entender como os estágios não ... -
Evasão discente em cursos de graduação do Campus Itaqui da Unipampa: análise das causas e propostas de ações
(2018-08-08)Esta dissertação de mestrado integra a Linha de Pesquisa 1- Políticas e gestão da educação básica e superior, do Curso de Mestrado Profissional integrante do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Experiência e pesquisa: racismo, relações de poder, educação e arte
(2017-09-01)A pesquisa propôs problematizar pedagogicamente o racismo e as relações de poder a partir das práticas discursivas no espaço das aulas de artes, trabalhando com estudantes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental da ... -
Experiências e compreensões da docência com professoras de educação infantil pública de Santa Maria/RS
(2022-01-19)Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa 2 - Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo principal investigar a respeito das ... -
Formação continuada de conselheiros e técnicos municipais de educação: processos auto/trans/formativos compartilhados
(2018-08-08)Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM, e se refere a formação continuada de ... -
A formação continuada de professoras e suas implicações na qualidade da prática pedagógica da educação infantil: um estudo em uma escola da rede municipal na rede municipal de Santa Maria/RS de 2016 a 2020
(2021-06-16)Esta pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), linha ... -
Formação continuada de professores (as) da educação infantil da rede municipal de ensino de Alegrete/RS: perspectivas da qualidade das práticas pedagógicas
(2022-12-14)Neste projeto, desenvolvido na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), ... -
Formação continuada de professores da educação básica em contextos integrados: entre a universidade e a escola
(2019-08-16)O presente estudo busca pesquisar os movimentos de uma Comunidade Crítica Reflexiva de professores, a fim de verificar a viabilidade metodológica desta organização como potencializadora dos processos colaborativos de ... -
Formação continuada de professores da educação infantil do município de Santa Maria/RS: conquistas e impasses na implementação das políticas públicas
(2022-02-24)Este estudo teve como objetivo investigar como o município de Santa Maria/RS vem articulando as políticas públicas de formação continuada dos professores da Educação Infantil, nos últimos três anos (2019-2021). Assim, ... -
Formação continuada de professores e movimentos da docência: espaço escolar em auto(trans)formação
(2017-08-25)Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão ... -
Formação continuada de professores em serviço: implicações no processo do desenvolvimento profissional
(2018-08-22)A presente dissertação, que se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade ... -
Formação continuada de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria pedagógica
(2021-02-08)Esta dissertação resulta de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Formação continuada de professores: a construção do conhecimento compartilhado em uma escola de São João do Polêsine, RS
(2023-02-17)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Sua ... -
Formação continuada de professores: indicadores para uma política na Rede Municipal de Itaara
(2019-08-23)Esta pesquisa tem como foco as experiências de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da rede municipal de Itaara. O estudo vincula-se ao Mestrado Profissional/UFSM na Linha de Pesquisa 2 - Gestão ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ... -
Formação docente em cursos de licenciatura da UFSM: sobre políticas curriculares e discussões de gênero e de sexualidades
(2021-07-02)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPGE) - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria na linha de pesquisa “Políticas e Gestão ... -
Formação em contexto: uma construção dialógica para [re]-significar a proposta pedagógica da EMEI Sonho Meu-Cachoeira do Sul/RS
(2020-11-24)Esta pesquisa foi desenvolvida na linha de Políticas e Gestão da Educação Básica, do Mestrado Profissional que faz parte do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de ...