Navegação Gestão Educacional por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 194
-
O advento da escrita em alunos com autismo: um olhar sobre as práticas escolares
(2019-08-20)Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar que práticas escolares são desenvolvidas pelos professores, visando o advento da escrita por alunos com autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ... -
Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de Santa Maria - RS: diálogos possíveis
(2016-02-18)Esta é uma pesquisa que trata sobre a Educação em Tempo Integral na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Santa Maria. Nessa perpectiva, tem como objetivo compreender a proposta educativa realizada com as ... -
O trabalho da gestão participativa de uma instituição de acolhimento para a identificação de crianças com altas habilidades/superdotação
(2014-12-04)A realidade dinâmica manifestada em uma Instituição de Acolhimento perpassa as situações das vidas das pessoas presentes no local como também as relações de trabalho dos profissionais que atuam junto à diversidade humana ... -
Como os professores gestores podem participar da formação do cidadão
(2005)Trata o presente trabalho o tema cidadania e educação, no qual se enfoca as questões históricas relacionadas ao conceito de cidadania. Situa-se a relação entre a escola e a necessidade de formar o cidadão a partir das ... -
Políticas públicas para EJA: em que contexto estão inseridas?
(2005)O artigo buscou problematizar as políticas públicas para a EJA. Em que contexto estão inseridas? Quais as suas características e perspectivas? Nesse estudo bibliográfico e descritivo, fiz uma análise, através de ... -
Desafios da gestão em escolas de tempo integral no município de Santa Maria/RS
(2021-12-09)Esta monografia do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aborda a temática da gestão ... -
O estágio CIEE a partir do olhar dos gestores dos cursos de Pedagogia
(2018-09-05)O Estágio Não Obrigatório realizado nas EMEI’s de Santa Maria, vinculado ao CIEE, está presente durante a vida acadêmica de muitos acadêmicos dos Cursos de Formação de Professores da UFSM. Deste modo, a presente pesquisa ... -
Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantil
(2012-08-08)O presente trabalho teve como objetivo principal verificar qual a visão dos gestores e professores em relação à implementação da legislação educacional de Educação Infantil e quais as ações pedagógicas desencadeadas pela ... -
Fatores que interferem no processo de formação continuada de professores
(2019-09-24)O presente trabalho faz parte dos estudos realizados no curso de Especialização em Gestão Educacional, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2018 e 2019. Discute a temática de Formação ... -
A gestão no enfrentamento da indisciplina e das violências no contexto escolar
(2014-12-28)Considerando a crescente preocupação acerca das violências na sociedade contemporânea, em especial as que acontecem no contexto escolar, e embasado em pesquisas que relatam o sentimento de impotência, e a dificuldade em ... -
A gestão pedagógica de escolas de surdos e possibilidades de relações entre família e escola
(2022-05-27)As escolas para surdos têm operado como espaços que possuem, além da atribuição da inserção da criança em um sistema sociocultural, científico e linguístico, também responsabilidades formativas juntamente com as famílias. ... -
A gestão da inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista: o lugar do profissional de apoio
(2014-12-02)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome comportamental cujas características implicam num tratamento diferenciado para os sujeitos por ele acometidos. Para a efetivação da inclusão educacional desses alunos ... -
Políticas públicas e gestão pedagógica: contextos e desafios da educação infantil na escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Maria/RS
(2018-08-28)Sabendo da obrigatoriedade do ensino a partir dos quatro anos (Lei nº 12.796/2013), os municípios têm realizado estratégias para a garantia de matrícula. Assim, temos como objetivo principal desta pesquisa, investigar ... -
O ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetização
(2019-08-22)Neste estudo, desenvolvido no curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, enfocamos a organização do trabalho docente a partir da implementação do bloco pedagógico. Nosso objetivo ... -
Gestão escolar democrática: deslocamentos de sentidos nas políticas públicas do município de Santa Maria - RS
(2012-08-08)Este estudo problematiza a consagração da gestão democrática como modo de gestão adotado pelo sistema público de ensino desde 1997, em Santa Maria-RS, e seus efeitos de sentidos sobre a organização escolar e o trabalho ... -
Desafios à gestão escolar em tempos pandêmicos
(2022-03-10)Esta monografia é decorrente dos estudos desenvolvidos no curso de Especialização em Gestão Educacional, junto a linha de pesquisa LP1- Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em ... -
A prova Brasil e a questão da qualidade no trabalho do gestor educacional
(2012-03-02)O presente trabalho desenvolve um estudo acerca das avaliações educacionais realizadas pelo Estado nas escolas públicas, visando indicadores para a educação brasileira, sendo esses o objetivo da pesquisa, no sentido de ... -
Avaliação de estágio probatório do magistério público estadual em Santa Maria
(2004)Ao acompanhar, observar e discutir o processo de avaliação probatória nas escolas estaduais de Santa Maria, RS/BR, na Comissão de Estágio Probatório da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), no biênio 2003/2004, ... -
A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações de incentivo à leitura e à escrita na escola
(2016-01-25)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central ... -
A gestão começa na sala de aula: mediação lúdica de alunos de altas habilidades/superdotação
(2010-04)O trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos gestores na educação de crianças, como percebem a ludicidade e qual a ...