Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 116-135 of 289
-
Gestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escrita
(2006-09-06)Este estudo tem por objetivo compreender a repercussão do trabalho cooperativo entre pares na construção da lecto-escrita. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica do tipo etnográfica, com aportes teóricos ... -
A gestão das práticas pedagógicas e a articulação do brincar nos tempos e espaços da escola de educação infantil: um olhar sobre o autismo
(2019-12-18)A temática central desta pesquisa é a gestão pedagógica e o brincar como prática pedagógica proposta às crianças com autismo na educação infantil. O objetivo geral foi compreender de que forma o brincar é articulado nas ... -
Gestão das práticas pedagógicas em educação especial: um olhar sobre a produção diagnóstica
(2018-01-25)A presente pesquisa teve por objetivo compreender os efeitos da gestão das práticas pedagógicas em Educação Especial no que se refere aos processos de produção diagnóstica dos alunos por meio da análise dos dados do Censo ... -
Gestão de estágios curriculares supervisionados em diferentes instâncias
(2008-02-19)Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa realizada com as secretarias responsáveis pela coordenação das escolas públicas de Santa Maria (8º Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de ... -
Gestão democrática e luta por reconhecimento na educação de surdos
(2010-12-13)Este trabalho busca na gestão democrática algumas possibilidades para o entendimento da luta por reconhecimento da educação de surdos. A gestão das escolas, com a redemocratização brasileira e sua Constituição de 1988, ... -
A gestão democrática e o PPP na concepção do professor: um estudo de caso
(2013-08-21)Este trabalho teve por objetivo geral a investigação sobre o modo com que os docentes percebem o seu papel de gestores e como objetivos específicos compreender como ocorre a gestão democrática participativa na escola, ... -
Gestão democrática e os desdobramentos da(s) política(s) de avaliação da educação básica: sentidos sobre qualidade do ensino
(2012-08-08)Imbricada por políticas públicas educacionais, a gestão, dita democrática, reconfigura-se a partir de um apelo discursivo de qualidade, inscrevendo esta a ideia de medida, em que se observa uma nova dinâmica de gestão da ... -
A gestão democrática na educação infantil reflexões a partir de um estudo de caso em uma EMEI de Santa Maria - RS
(2014-12-05)Este estudo buscou analisar como as políticas públicas foram sendo construídas a partir de determinados contextos históricos e culturais bem como as concepções de crianças e infâncias e como a gestão democrática tem sido ... -
Gestão democrática no magistério público estadual do RS: conceitos e ações a partir de revisão da literatura
(2021-06-02)Esta monografia é decorrente dos estudos desenvolvidos no Curso de Especialização em Gestão Educacional, junto à linha de pesquisa LP/1 – Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em ... -
Gestão democrática: um processo em construção
(2014-12-02)A Gestão Democrática: um processo em construção é uma experiência como Coordenadora Pedagógica numa Escola particular X, em São Luiz Gonzaga, RS. Acredita-se que a educação é um processo social onde todos os gestores ... -
Gestão democrático-participativa: as relações interpessoais como mediadoras nos processos de compartilhamento entre saberes e fazeres
(2008-03-03)Essa pesquisa objetivou ressaltar a importância das relações interpessoais nos processos de gestão democrático-participativos. Buscou-se reconhecer e analisar os elementos valorativos de tais relações, como subsídio mediador ... -
Gestão do pedagógico e vínculos afetivos: uma abordagem no contexto da primeira etapa da educação básica
(2008-09-17)Esta pesquisa foi produzida com o intuito de realizar um estudo acerca dos vínculos afetivos nos espaços e tempos da escola. Com esse objetivo, realizei uma investigação que teve como princípio a compreensão deste fenômeno ... -
A gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo
(2011-11-21)Este trabalho procurou compreender como acontece a gestão do planejamento pedagógico no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo (NEIIA) e quais as relações entre professoras, bolsistas, equipe gestora e crianças. A abordagem ... -
Gestão do trabalho pedagógico: preceitos inclusivos em prática
(2016-08-12)Este trabalho se insere na Linha de pesquisa gestão do trabalho pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por finalidade a conclusão de especialização do curso de Gestão Educacional da Universidade ... -
A gestão do/no PROEJA: experiências e desafios de uma escola técnica federal
(2013-09-18)Este estudo monográfico da Especialização em Gestão Educacional -Lato Sensu do Centro em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS, constitui-se como resultado investigativo da Gestão do PROEJA de uma Escola ... -
Gestão e projeto pedagógico: o contexto de expansão do Instituto Federal Farroupilha/RS
(2012-08-06)Este estudo monográfico da Especialização em Gestão Educacional - Lato Sensu do Centro em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria UFSM/RS, constitui-se como resultado investigativo do Projeto Pedagógico Institucional ... -
Gestão e racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?
(2006-11-21)O trabalho, “Gestão e Racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?”, foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partindo ... -
Gestão e relações de poderes na educação física escolar a partir de discursos de professores da área e coordenadores pedagógicos
(2009-01-22)Este estudo objetivou compreender o apoio e acompanhamento da Coordenação Pedagógica nas práticas educativas de professores de Educação Física dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de ensino ... -
Gestão educacional e educação inclusiva: o olhar da família
(2008-02-21)Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo os familiares de crianças incluídas na rede regular de ensino, percebem a ação dos gestores em relação ao processo de inclusão. Para tanto, o estudo foi desenvolvido ... -
Gestão educacional e inclusão de alunos com autismo e psicose: é muito difícil?
(2008-11-28)O presente estudo tem como objetivo investigar como os gestores educacionais percebem a inclusão de alunos com autismo e psicose. Para realizar essa pesquisa procurei refletir a respeito das repercussões da atual proposta ...