Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por título
Itens para a visualização no momento 30-49 of 61
-
Família: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em um município da região central do RS
(2017-12-04)Este estudo possui como tema central: os desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual – DI em um município da região central do RS, através de narrativas de ... -
Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
(2023)Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, ... -
A importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual
(2017-11-27)Este trabalho tem por objetivo geral conhecer a importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual e descrever o quanto é significativa a intervenção precoce assim que detectada a ... -
A importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual
(2018-12-12)O estudo intitulado A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da ... -
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2021-08-16)Este estudo tem como tema a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa busca responder como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência ... -
A inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016
(2017-11-27)Com a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016, do Programa ... -
A influência dos mitos na educação de alunos cegos: percepções de professores e familiar
(2018-12-10)O ser humano é constituído por experiências e relações sociais estabelecidas ao longo de seu percurso junto ao seu grupo, assim, a influência de determinados padrões que acaba regendo a sociedade, ... -
A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades
(2023-01-16)A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da preparação docente frente às fragilidades e potencialidades ... -
Linguagem não verbal em crianças com Síndrome de Down
(2018-12-13)Este trabalho é uma investigação apresentada à disciplina de Desenvolvimento de Pesquisa Profissional do Curso de Educação Especial/ CE/UFSM. Tem como objetivo verificar se a estimulação da linguagem não verbal ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ... -
Mercado de trabalho: desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul
(2018-12-12)Esta pesquisa abordou o tema “Mercado de trabalho: Desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado”. E teve como objetivo geral compreender a inserção, os desafios ... -
Narrativas autobiográficas: experiências & [res] significações se ser mãe especial
(2017-12-04)Na busca de reencontrar e [res] significar novos caminhos, pretende-se entrar nesta escrita para narrar uma história. No entanto, a problemática para narrar essa história utiliza-se como problema de pesquisa, ... -
A organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
(2017-12-18)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral ... -
O papel do professor de educação especial na alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
(2021-11-04)A apropriação de habilidades para as aprendizagens acontece através de etapas significativas ao indivíduo. De forma gradual e individual, se caracterizando dessa forma como um processo. Esta pesquisa tem como objetivo ... -
Pareamento de igualdade como introdução à comunicação alternativa na educação infantil: um estudo de caso no contexto da educação especial
(2018-11-26)Este trabalho surge após inserção numa unidade de educação infantil, numa turma multi-idade onde está em processo de inclusão uma criança de cinco anos, sem diagnóstico clínico definido. Tem como característica o atraso ... -
A percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotação
(2021-10-10)O presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de ... -
Percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-12-14)Esta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as estratégias pedagógicas que educadoras ... -
Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
(2022-12-06)A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem ... -
A permanência de acadêmicos com deficiência visual na UFSM: desafios e possibilidades
(2018-12-10)O presente trabalho tem por objetivo apresentar as condições de permanência que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece aos acadêmicos com deficiência visual durante sua formação no Ensino Superior. O ...