Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 92
-
Os movimentos dos cursos técnicos subsequentes sobre os sentidos do trabalho: a (des)alienação dos trabalhadores-estudantes
(2019-08-16)Este estudo situa-se na área de pesquisa “Trabalho e Educação”, vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ... -
As contribuições do uso do facebook para o desenvolvimento da aprendizagem significativa
(2017-07-28)A presente pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM/UFSM), na linha de pesquisa Inovação para Educação Profissional e ... -
A resistência e a sobrevivência das professoras na rede pública estadual de Santa Maria
(2022-12-06)Este estudo, desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 – Formação Docente Educação Profissional e Tecnológica, buscou uma discussão acerca da tripla jornada de trabalho das docentes. O Projeto surgiu das observações da ... -
As práticas restaurativas na EPT à luz da perspectiva decolonial: um novo paradigma de formação docente
(2023-08-05)Este estudo busca analisar temáticas que perpassam a formação docente, enquanto práxis. Para tanto, parte da ideia de que um dos maiores desafios da humanidade talvez seja conviver harmoniosamente e de que as instituições ... -
Formação de professores de física na educação profissional e tecnológica: o uso de jogos didáticos como ferramenta mediadora para a prática docente
(2019-08-19)Pesquisas na área de formação de professores e no ensino de ciências têm demonstrado que a dificuldade para aprender conceitos científicos em sala de aula pode estar relacionada à maneira pela qual o professor desenvolve ... -
Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico
(2019-07-19)Esta pesquisa foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM e, junto ao Grupo ... -
A aplicação do ensino híbrido na educação profissional e tecnológica: potencialidades e dificuldades
(2017-08-04)Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (PPGEPT - CTISM), Mestrado Acadêmico, na linha de pesquisa em Inovação para ... -
Formação docente: investigando possibilidades e desafios de uma disciplina EaD
(2021-01-15)Os avanços tecnológicos vêm promovendo mudanças no contexto educacional e ampliando as possibilidades de acesso à educação. Nesse sentido, a formação de professores por meio de cursos EaD vem sendo ampliada, possibilitando ... -
Educação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: o contexto histórico de implantação do ensino técnico na Universidade Federal de Santa Maria
(2017-08-11)A presente dissertação está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial ... -
Sistema Integrado de Gestão: uma proposta de modernização no processo de aquisição e controle de bens móveis do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(2023-02-09)A presente pesquisa disserta sobre um modelo de Sistema Integrado de Gestão, que busca modernizar o processo de aquisição e controle de bens móveis do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). O tema da pesquisa ... -
Desenvolvimento de um sistema automatizado de posicionamento para dosimetria em teleterapia
(2023-08-25)A radioterapia pode ser dividida em duas modalidades: a braquiterapia e a teleterapia, sendo a última, a técnica mais difundida. Os equipamentos de teleterapia são capazes de produzir feixes de fótons ou elétrons que ... -
O ensino de história no Proeja: reflexões sobre o ensino integrado pelo viés da formação omnilateral
(2017-07-27)Esta dissertação de mestrado buscou refletir a inserção, configuração e desafios do ensino de História em cursos técnicos ofertados a partir da instituição do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a ... -
Trajetos formativos na EBPT: significações imaginárias de docentes LGBT
(2020-12-16)Essa dissertação apresenta pesquisa realizada com sete professores, a qual teve como objetivo conhecer os trajetos formativos de professores LGBT, da Educação Básica Profissional Técnica e Tecnológica (EBPT), no sentido ... -
Método do Ó e o SM-LEGO: ferramentas para a educação musical com acessibilidade
(2023-03-30)A busca por novas práticas pedagógicas para reduzir dificuldades no processo de educação musical, tem resultado no crescimento da utilização de novas tecnologias e metodologias especializadas capazes de trazer vantagens ... -
A utilização do acesso remoto no processo de ensino de projetos de arquitetura
(2019-12-10)As aulas de Projeto ou Atelier são os momentos de análise crítica dos trabalhos dos estudantes nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo. O ato de orientar os projetos, quando os alunos buscam informações para qualificar e ... -
Proposta de repositório digital para armazenamento de podcasts educativos
(2018-12-11)O uso de podcasts como apoio pedagógico apresenta variados propósitos, podendo ser empregados em disciplinas dos diferentes níveis de ensino. Trata-se de uma tecnologia de fácil portabilidade e com uma das mais modernas ... -
Ações afirmativas para a educação profissional e tecnológica: negros e negras no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(2019-11-22)A presente pesquisa apresenta uma análise das políticas de ações afirmativas aplicadas a educação profissional e tecnológica, especificamente com estudantes do Colégio Técnico e Industrial de Santa Maria (CTISM). No ano ... -
Política de EJA-EPT (PROEJA FIC): historicidade, sujeitos e transformações
(2023-09-13)O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi construído a partir das reflexões ... -
Formação do professor de educação física no Brasil: as contribuições da capoeira para a educação integral
(2018-07-18)Esta dissertação tem como tema a formação de professores de Educação Física no Brasil e suas relações com a educação profissional, considerando a prática da Capoeira como parte do processo de educação integral do professor ... -
Princípios de design educacional e desenvolvimento de recursos educacionais para os cursos técnicos concomitantes EaD do IFRO
(2022-10-14)O trabalho aqui apresentado mostra os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade ...