Navegação Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional por título
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A inserção do setor privado na educação básica municipal e seus efeitos nas políticas públicas educacionais
(2023-11-23)Esta dissertação de Mestrado Profissional insere-se na Linha de Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (LP1) - PPPG, da Universidade ... -
A institucionalização do atendimento educacional especializado (aee) em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul
(2017-08-31)Esta pesquisa é vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Políticas Públicas para a Educação ... -
Interfaces da avaliação externa no currículo escolar: percepções de professores de uma escola da rede municipal
(2022-10-20)A presente dissertação do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação, da Linha de Pesquisa de Políticas Públicas, aborda a temática da avaliação externa no ... -
Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana
(2017-08-21)O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as ... -
Índices para que te quero: o bloco alfabetizador e sua implicação ao trabalho pedagógico
(2022-02-10)O presente estudo vincula-se ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. A investigação objetivou compreender as implicações ... -
Jajapo javy tape nhembo’ea: rabiscos de uma proposta curricular intercultural com o povo Guarani
(2023-01-26)Esta dissertação, do curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da UFSM, aborda as temáticas de currículo e Educação Escolar Indígena no RS. Tem por ... -
Legitimidade do espaço psicopedagógico no atendimento educacional especializado
(2017-07-05)A presente dissertação vinculada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Gestão Pedagógica em Contextos ... -
A linguagem teatral no AEE como prática de inovação interdisciplinar: narrativas de experiências de uma professora junto com alunos do ensino fundamental
(2020-10-09)Este estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa, aborda a temática da relação entre o Teatro e a Educação Inclusiva nos Atendimentos ... -
Ludicidade e tecnologias na alfabetização: uma metodologia para o ensino híbrido
(2022-08-18)Esse estudo, vinculado ao Curso de PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Mestrado Profissional, da Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2), aborda a temática da Alfabetização ... -
Memórias de uma equipe diretiva na pandemia da Covid-19: grupo dialogal como estratégia para a gestão escolar
(2022-12-14)Esta dissertação de Mestrado está vinculada ao grupo de pesquisa Docência, Escola e Formação de professores (DOCEFORM) e ao programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Organizacional, da Universidade Federal ... -
Memórias “Bilaquianas” – o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na constituição docente de professoras
(2018-07-31)Esta dissertação intitulada “Memórias “Bilaquianas” – O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na constituição docente de professoras”, se insere na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa ... -
Movimento intercultural curricular para políticas de formação de professores em contexto indígena: territórios, resistências e reconhecimento
(2022-02-15)O presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da formação de professores indígenas, considerando um movimento de políticas para a educação escolar indígena. Tem-se como problemática: como é possível configurar uma ... -
Narrativas de experiência na educação infantil em uma abordagem por projetos: a pesquisa como uma construção em processo
(2017-09-18)Nas Diretrizes Nacionais para Educação Infantil (BRASIL, 2009), pautada nos princípios éticos, políticos e estéticos vislumbra-se a formação participativa e crítica das crianças, em uma concepção de infância ativa no ... -
Necessidades educacionais básicas da alfabetização em Braille
(2021-04-09)Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da deficiência ... -
Um olhar para as infâncias de uma escola municipal de ensino fundamental de Santa Maria
(2023-12-20)Esta pesquisa vincula-se ao Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e aborda a temática: a ... -
Organização do trabalho escolar e o mal-estar dos professores: o desafio de integrar pessoas
(2017-06-30)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
Organização do trabalho escolar no processo de implementação da BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho: limites e possibilidades
(2021-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo estudar o processo de construção de propostas pedagógicas pelo coletivo de professores no âmbito da Reestruturação Curricular dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ... -
A organização do trabalho pedagógico: avaliações externas no bloco de alfabetização
(2019-10-17)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa nº 2 (LP 2), Gestão pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e ... -
Organização e desenvolvimento da coordenação pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores
(2019-09-27)Essa pesquisa teve como objetivo compreender a organização do trabalho da coordenação pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores numa escola de educação básica da Rede Municipal de Ensino. A investigação ... -
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul
(2019-08-26)Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade ...