Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 221-240 of 295
-
O planejamento como orientador da organização do ensino de matemática
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), em consonância à linha de pesquisa “Docência, saberes e Desenvolvimento Profissional”, ... -
Políticas avaliativas da pós-graduação em educação brasileira: uma hermenêutica do trabalho docente
(2015-08-17)A presente tese de doutorado com o título Políticas Avaliativas da Pós-Graduação em Educação Brasileira: Uma Hermenêutica do Trabalho Docente foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade ... -
Políticas curriculares: conhecimento em diáspora
(2018-10-15)Mediante uma sociedade disciplinar, que valoriza o acúmulo de informações, torna-se um desafio a construção de projetos e escolas inovadoras que consigam superar a cultura organizacional escolar disciplinar historicamente ... -
As políticas de governo no Rio Grande do Sul de 2015 a 2018 e as condições de trabalho pedagógico na rede pública estadual: movimentos de continuidade do discurso sob a lógica do capital segundo posicionamentos do CPERS/Sindicato
(2022-03-22)Este estudo se vincula à Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e ao Kairós – Grupo ... -
As políticas educacionais gaúchas no governo Eduardo Leite (2019-2021): uma manifestação singular da subsunção do trabalho pedagógico ao capital
(2022-12-16)O capitalismo vivencia atualmente uma crise estrutural, que coloca em voga o desemprego crônico, a destruição das forças produtivas, a impossibilidade de igualdade entre os seres humanos e o confronto de interesses entre ... -
Políticas públicas de formação continuada de professores no Brasil: um estudo de caso na rede escolar pública estadual de educação do Paraná e do Rio Grande do Sul
(2015-04-15)Esta tese integra a Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Práticas Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de um estudo de caso múltiplo que objetivou conhecer, ... -
Por uma consciência histórica: narrativas autobiográficas de estudantes de história do ensino médio
(2020-12-17)Em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas, em que a educação é insistentemente criticada e questionada, cresce de maneira significativa o número de pessoas que não mais atribui à instituição escola o papel de ser a ... -
Por uma docência institucionária: professores(as)- formadores(as) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha e seus processos auto(trans)formativos
(2019-01-17)Esta tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). O objetivo principal da pesquisa foi compreender os processos constitutivos ... -
Por uma sociologia da suspensão: ensino de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação
(2016-03-29)Esta tese de doutorado refere-se a didática da Sociologia no Ensino médio. Trata-se de saber como a imaginação sociológica o estranhamento e a desnaturalização, postos como objetivos da Sociologia no Ensino Médio se aproximam ... -
Possibilidades educacionais do movimento humano (semovimentar) no contexto do mundo da criança e da educação física escolar
(2015-08-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar possibilidades para a Educação Física do movimento humano do 1º ao 4º anos do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: refletir sobre a cultura do movimento e ... -
Práticas discursivas e BNCC-EI: sobre interfaces de ambiências e experiências numa escola de educação infantil
(2022-06-15)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa LP2, intitulada: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
As práticas escolares a partir do jornal Mundo jovem, 1978-1988
(2020-12-18)Este texto apresenta a mediação do jornal Mundo Jovem nas práticas escolares, durante os anos finais da Ditadura Civil-militar brasileira (1978-1988). Com isso, o questionamento a ser respondido compreende: de que maneira ... -
Práticas pedagógicas articuladas entre ensino comum e educação especial: possibilidades de acesso ao currículo
(2022-02-09)O estudo objetivou conhecer a organização das práticas pedagógicas em educação especial, refletindo sobre os processos de articulação e colaboração na escola como possibilidade de proporcionar acessibilidade curricular. ... -
Problematizações e perspectivas curriculares na educação de alunos com altas habilidades/superdotação
(2015-03-03)Esta tese está vinculada ao Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e faz parte da Linha de Pesquisa LP3 Educação Especial. A educação dos alunos com ... -
Processo [trans]formativo em rede: o professor principiante na educação superior
(2016-08-10)Esta tese, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 1 (LP1) Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, permeou a interpretação e a reflexão ... -
O processo constitutivo do grupo de análise narrativa discursiva: a formação de pesquisadores no espaço grupal
(2017-10-10)Esta tese foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A temática proposta abordou o ... -
O processo de constituição do pesquisador em educação matemática: possibilidades de formação em um grupo de estudos e pesquisas
(2023-06-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O fenômeno investigado ... -
Processo de inclusão de servidores públicos com deficiência e sua repercussão na saúde ocupacional: um estudo sobre a UFSM
(2019-10-25)Esta tese foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 03 – Educação Especial, Inclusão e Diferença e se propôs a investigar a relação entre o processo de inclusão no mundo do trabalho e a ... -
Processos de aprendizagem e auto(trans)formação docente em ambiente digital imersivo (ADI): convergência e novas coreografias no ensino superior
(2018-08-01)Esta tese apresenta como tema os caminhos da docência em Ambiente Digital Imersivo, encontrando-se vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação ... -
Os processos formativos de estudantes cotistas autodeclarados pretos e pardos e os contextos emergentes na UFSM
(2021-02-12)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa – LP1 Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e apresenta como temática ...