Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 241-260 of 295
-
A procura de si no espelho do outro: compreendendo o adolescente com características de altas habilidades/superdotação
(2013-06-07)Esta pesquisa teve como embasamento principal as experiências vividas do meu fazer pedagógico junto aos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial. Tais conhecimentos se tornaram ponto fulcral para eu me voltar ao ... -
A produção de práticas de liberdade na escola como atividade militante do professor
(2023-04-26)A defesa da escola, sobretudo, a pública, como um espaço que pode e deve produzir sujeitos, que na relação ética consigo e com o outro, vivam de maneira mais livre, é a tese desenvolvida nesta pesquisa, no Programa de ... -
Produsage e Recursos Educacionais Abertos (REA): cultura participativa nas práticas escolares
(2019-11-14)A preocupação temática geradora dessa pesquisa, está centrada nas políticas públicas de indução aos Recursos Educacionais Abertos (REA) nas práticas escolares, como estratégias de inovação e garantia de uma educação inclusiva ... -
A produtividade dos sujeitos com deficiência na articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão
(2017-09-01)Esta Tese tem como objetivo compreender como a educação profissional e tecnológica investe na constituição de sujeitos produtivos na racionalidade neoliberal de matriz inclusiva. Inspirada no pensamento de Michel Foucault ... -
Professor orientador de estágio curricular da área da saúde: trajetória profissional e modos de atuação
(2019-07-24)Esta investigação está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A pesquisa teve como foco a trajetória ... -
Professor voluntário: o ciclo da longedocência no ensino superior
(2018-07-19)Esta tese decorre dos estudos desenvolvidos no Grupo de pesquisa Formação de Professores e práticas educativas: educação básica e superior (GPFOPE) e insere-se na linha de pesquisa (LP1): ―Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Professores e ensino médio brasileiro na revista Educação/UFSM: um arquivo sobre a produção de sujeitos na governamentalidade neoliberal
(2018-07-31)Esta tese buscou analisar uma série de artigos da revista Educação, publicada no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e uma seleção de documentos oficiais brasileiros sobre a educação, ... -
Profexanismo: as significações imaginárias xamânico-guaraníticas na autoformação de pesquisadoras em educação
(2021-12-03)Esta tese de doutorado em Educação propôs-se a investigar significações imaginárias xamânicas no contexto da autoformação de pesquisadoras sobre temáticas indígenas. O percurso voltou-se inicialmente para a cosmologia ... -
O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa
(2022-08-05)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e aos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas ... -
Que experiências motivam a escolha da docência durante a formação inicial? Percursos de auto(trans) formação docente em Letras
(2022-08-18)A presente tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e formação profissional (LP1). ... -
Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inclusão escolar de deficientes
(2015-03-16)"Sensibilizar" é um dos verbos mais chamados à conjugação nas atuais políticas de inclusão no Brasil. Vários documentos ressaltam a urgência histórica de acesso, participação e aceitação de todos, especialmente na escola ... -
Racionalidades pedagógicas na música em cursos de pedagogia: um estudo no Rio Grande do Sul
(2019-08-07)A pesquisa de tese foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa FAPEM: Formação, ... -
Redimensionar o corpo: biologicidade, racionalidade e poder em contextos de formação
(2022-03-01)A seguinte tese parte de um possível redimensionamento do papel do corpo nos processos mais gerais de ensino/aprendizagem, ou formação. O trabalho parte do pressuposto de que os corpos, suscetíveis às dinâmicas históricas, ... -
Reestruturação da educação superior e ações direcionadas à permanência e diplomação do estudante com necessidades educacionais especiais
(2018-06-04)A Educação Superior vem ganhando espaço nas discussões e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. O número de matrículas tem crescido consideravelmente, principalmente, após a implementação do REUNI em 2007. Apesar da ... -
Os reflexos, simbólicos e imagéticos, do espelho de Héracles em nós: as (res)significações afloradas da (auto)reflexão sobre as trajetórias de formação docente
(2017-08-30)O presente estudo é apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Configura-se como uma Tese de doutorado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2-Práticas ... -
Reificação na formação docente: diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola
(2020-12-09)A tese intitulada “Reificação na formação docente: Diálogos possíveis sobre a prática do professor de língua espanhola” é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Relação de variáveis com o desempenho de estudantes na educação profissional a distância
(2021-10-26)Esta tese teve como objetivo analisar a relação de algumas variáveis com o desempenho de estudantes da EaD/IFFAR, na Educação Profissional. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa ação, dentro do ambiente ... -
Relação família-escola: uma parceria para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação
(2016-12-06)A inclusão escolar tem sido um desafio para muitos professores que atuam nas classes regulares de ensino. Diversos fatores dificultam a prática pedagógica desses em sua atuação com os alunos que constituem o público-alvo ... -
A relação professor-aluno: entre e imaginários, identificações e negociações
(2012-09-24)Este texto é o resultado de pesquisa desenvolvida durante o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada à linha de pesquisa denominada Formação, Saberes ... -
Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - para a Filosofia no ensino médio
(2017-12-18)O presente estudo analisa o ensino de Filosofia e a sua relação com o PIBID, buscando compreender as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no processo de ensino da disciplina de ...