Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 25-44 of 289
-
A concepção dos gestores escolares em relação à depressão infantil: um estudo comparativo em escolas de Santa Maria - RS
(2008-01-10)Quadros depressivos na infância têm sido descritos desde o início do século XX. Entretanto, foi somente a partir da década de 60, que as investigações começaram a ser sistematizadas. Nos últimos anos, a depressão infantil ... -
A concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidade
(2008-02-25)Este trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas ... -
Concepções de educação infantil e suas possíveis implicações na gestão educacional
(2008-02-28)Este trabalho investiga a concepção de educação infantil do gestor que atua em uma instituição de ensino com educandos da faixa etária de 3 a 5 anos, localizada na zona oeste do município de Santa Maria - RS, identificando ... -
Concepções de gestão nas monografias do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM
(2007-02-09)Este trabalho apresenta uma análise das diferentes concepções de gestão a partir de monografias defendidas no curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM. Num universo de noventa monografias defendidas no período ... -
As concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais
(2010-03-17)Este estudo teve como objetivo compreender as concepções docentes acerca da organização do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de conhecer o projeto pedagógico da escola, a fim de evidenciar ... -
As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores
(2006-08-21)Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação ... -
As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
(2008-01-29)Este estudo insere-se na Linha de Formação de Professores e Práticas Educativas do Curso de Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino da Língua Materna. Objetivamos compreender ... -
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
(2019-08-29)A presente pesquisa teve como objetivo conhecer ações ofertadas na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Estruturada a partir da inspiração teórico-metodológica ... -
O conhecimento pedagógico dos professores dos anos iniciais no contexto da gestão escolar democrática
(2008-01-29)O trabalho não apresenta resumo. -
Conselho de classe participativo
(2005-03-29)O presente trabalho reflete sobre a implantação do Conselho de Classe Participativo em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, comparando e analisando o Conselho de Classe Tradicional e o Conselho de Classe ... -
Conselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz
(2005-03-31)Este trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a ... -
Conselho escolar: participação da comunidade escolar na construção da gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Deluy, São Sepé - RS
(2005-03-31)Este trabalho é o resultado do projeto elaborado para a seleção ao Curso de Pós-Graduação- Nível de Especialização- em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisamos a função ... -
Os conselhos escolares no contexto da educação municipal de Santa Maria
(2006-05-22)O Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria, em dezembro de 2003, teve aprovada a Lei da Gestão Escolar Democrática Nº4740/03, tendo como objetivo garantir a autonomia de gestão das escolas municipais em seus aspectos ... -
A construção da identidade do curso de Educação Física no contexto da formação dos professores
(2006-08-22)Este trabalho buscou compreender a construção da identidade do Curso de Educação Física do CEFD/UFSM no contexto da formação dos professores através da investigação do currículo (1990-2005) e os saberes ali disseminados, ... -
A construção de conhecimento sobre a temática da gestão educacional: um estudo com acadêmicas do curso de pedagogia da UFSM
(2010-03-17)Este estudo contempla a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso em Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Desta maneira, buscou-se compreender as concepções das acadêmicas do Curso de Pedagogia, ... -
A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa
(2004)Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos ... -
A construção dos princípios democráticos no ensino fundamental de uma escola pública do município de Santa Maria - RS
(2011-03-02)A presente pesquisa tem por objetivo e foco principal investigar a construção dos Princípios Democráticos no ensino fundamental de uma escola pública, na periferia do município de Santa Maria - RS, chão de nossas práticas ... -
A construção dos saberes da equipe diretiva no processo de gestão escolar
(2010-03-19)O presente trabalho refere-se a uma pesquisa monográfica e tem por finalidade pesquisar acerca da construção dos saberes profissionais dos gestores de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de São Pedro do Sul/RS, visando ... -
Contextos emergentes no ciclo de alfabetização: um estudo na rede municipal de ensino de Santa Maria
(2019-12-17)Esta monografia foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM, na linha de pesquisa 2, que visa aprofundar os conhecimentos acerca da “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos”. Além disso, ... -
A contribuição de um espaço não-formal de ensino na formação da cidadania infanto-juvenil: um estudo de caso no município de Restinga Seca - RS
(2007)O trabalho não apresenta resumo.