Navegação Gestão Educacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 61-80 of 289
-
O docente no ensino superior: sua história, seu presente e seu futuro
(2007-02-14)Este estudo tem o propósito de investigar o professor do ensino superior, procurando contextualizar a história da formação docente para o ensino superior na sua trajetória profissional. Para tanto, buscou-se contato com ... -
A história da alfabetização e a gestão educacional: possíveis aproximações
(2007-08-31)Esta pesquisa busca, através de um estudo bibliográfico, conhecer o contexto histórico sobre as práticas de alfabetização, estabelecendo uma relação possível com a gestão educacional. Observamos, no decorrer da história ... -
Afetividade e dialogicidade nas concepções e nas práticas docentes: desafios para uma educação humanizadora
(2007-09-11)Esta pesquisa buscou investigar as concepções e práticas dos educadores de anos iniciais em relação às dimensões que envolvem a afetividade e a dialogicidade no contexto escolar. Aponta-se a afetividade e o diálogo como ... -
Escola inclusiva x gestão democrática: o lugar da família
(2007-11-05)O presente estudo, desenvolvido ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional nos anos de 2006 e 2007 busca vislumbrar o lugar da família na escola inclusiva a partir da perspectiva de gestão democrática. ... -
Problematizando o currículo da escola comum na produção das identidades surdas
(2007-11-09)Este estudo realizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria procurou problematizar o currículo de uma escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A ... -
A gestão educacional em uma escola pública: analisando o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação
(2007-11-30)Este estudo monográfico está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa foi realizada em uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos ... -
As relações interpessoais na escola
(2007-12)Esta pesquisa monográfica lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e aprendizagem. ... -
O gestor como articulador da prática pedagógica da escola
(2007-12-13)O presente estudo monográfico objetiva, verificar a importância do gestor, enquanto articulador da comunidade escolar, bem como, fazer uma análise da importância da gestão participativa e democrática na prática pedagógica ... -
Saberes docentes: a trajetória de uma professora de educação infantil
(2008-01)Esta monografia intitulada “Saberes Docentes: A Trajetória de uma Professora de Educação Infantil” está vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao curso de Especialização em Gestão Educacional na linha ... -
A concepção dos gestores escolares em relação à depressão infantil: um estudo comparativo em escolas de Santa Maria - RS
(2008-01-10)Quadros depressivos na infância têm sido descritos desde o início do século XX. Entretanto, foi somente a partir da década de 60, que as investigações começaram a ser sistematizadas. Nos últimos anos, a depressão infantil ... -
Gestão escolar e formação docente: concepções sobre estágios em classes de alfabetização
(2008-01-15)Este trabalho visa à apresentação de um estudo realizado em duas escolas do sistema de ensino municipal de Santa Maria/RS, durante o ano de 2006, cuja temática consiste na investigação das concepções dos profissionais ... -
Avaliação na educação infantil: uma construção possível
(2008-01-18)Este estudo teve como objetivo verificar os diferentes pressupostos e critérios de Avaliação na Educação Infantil na escola envolvida, considerando a fase de desenvolvimento; como esta é articulada nos processos de Gestão ... -
Linguagem dos jovens, cultura escolar e gestão democrática: um estudo sobre a diversidade
(2008-01-29)Este trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos jovens na gestão escolar, sob a perspectiva da diversidade da ... -
As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
(2008-01-29)Este estudo insere-se na Linha de Formação de Professores e Práticas Educativas do Curso de Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino da Língua Materna. Objetivamos compreender ... -
O conhecimento pedagógico dos professores dos anos iniciais no contexto da gestão escolar democrática
(2008-01-29)O trabalho não apresenta resumo. -
Vivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantis
(2008-02-01)Nesta pesquisa buscou-se investigar de que maneira as histórias infantis podem, ou não, contribuir na aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e humanizadora no ambiente escolar. Realizou-se este estudo no ... -
Gestão de estágios curriculares supervisionados em diferentes instâncias
(2008-02-19)Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa realizada com as secretarias responsáveis pela coordenação das escolas públicas de Santa Maria (8º Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de ... -
Gestão educacional e educação inclusiva: o olhar da família
(2008-02-21)Este trabalho teve como objetivo analisar de que modo os familiares de crianças incluídas na rede regular de ensino, percebem a ação dos gestores em relação ao processo de inclusão. Para tanto, o estudo foi desenvolvido ... -
Formação continuada de professores em análise
(2008-02-25)Este estudo é resultado do projeto de pesquisa intitulada Formação Continuada de professores em análise. Objetiva investigar qual percepção os professores possuem acerca da Formação Continuada e de sua realização. O ... -
A concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidade
(2008-02-25)Este trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas ...