Navegação Gestão Educacional por assunto "Formação de professores"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Gestão de estágios curriculares supervisionados em diferentes instâncias
(2008-02-19)Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa realizada com as secretarias responsáveis pela coordenação das escolas públicas de Santa Maria (8º Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação de ... -
Estágios curriculares supervisionados: o que a gestão escolar tem a ver com isso?
(2013-08-13)Considerando a realidade educacional brasileira, a relação entre universidade e escola básica é um tema que tem ganhado destaque. Neste contexto, formação de professores e gestão escolar são temas que estão bastante em ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
Descompasso pedagógico: quais os fatores que o influenciam e como transcendê-lo
(2009-01-23)A escola pública é chamada a prestar contas quanto ao papel que exerce na sociedade. No entanto, há contradições entre discursos e fazeres numa mesma escola. Essas contradições podem ser visualizadas no projeto político ... -
O docente no ensino superior: sua história, seu presente e seu futuro
(2007-02-14)Este estudo tem o propósito de investigar o professor do ensino superior, procurando contextualizar a história da formação docente para o ensino superior na sua trajetória profissional. Para tanto, buscou-se contato com ... -
As implicações das políticas educacionais na formação do professor de Artes Visuais do ensino médio
(2005-08-26)A pesquisa parte das histórias de vida dos profissionais do ensino de Artes Visuais do Ensino Médio, atuantes nas escolas públicas de Santa Maria/RS. Caracterizada como pesquisa sociológica, apresenta caráter etnográfico ... -
A educação ambiental no contexto da gestão educacional: uma experiência vivida
(2014-12-02)O cuidado com o meio ambiente tem se tornado uma das discussões e ações em maior destaque em nosso Planeta nos últimos tempos. Vive-se em tempos de inúmeros problemas ambientais, que colocam em risco a qualidade de vida ... -
[Trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional inovadora
(2014-11-06)Este trabalho monográfico tem como temática central a [trans]formação do pedagogo/gestor para uma gestão educacional sob a perspectiva da inovação. O objetivo geral é analisar as concepções de gestão educacional que permeiam ... -
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
(2018-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de ... -
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores
(2016-02-24)Este trabalho objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, tendo por base as discussões ... -
Educação continuada: uma necessidade para a superação da divisão do trabalho na escola
(2004)Neste artigo é analisada a formação continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto em Santa Maria – RS, com o objetivo de verificar se o que foi proposto e o que foi executado concorrem para a superação ... -
Novas tecnologias da informação e comunicação e formação inicial de professores de Matemática na UFSM: elementos teóricos e subsídios para discussão curricular
(2010-03-10)Esta pesquisa desenvolveu-se na linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar, do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade de Santa Maria. O trabalho buscou pesquisar indícios da utilização das ... -
Programa Municipal de Letramento e Alfabetização (PROMLA) e sua implicação na gestão do trabalho pedagógico
(2022-03-08)Esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada na Especialização em Gestão Educacional e Políticas Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vinculada ao Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para Docência: ... -
O gestor escolar frente às políticas públicas educacionais: o PIBID em foco
(2016-08-10)Esta Monografia procurou investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. O problema de pesquisa consiste em: a escola se percebe como formadora de professores ... -
A construção de conhecimento sobre a temática da gestão educacional: um estudo com acadêmicas do curso de pedagogia da UFSM
(2010-03-17)Este estudo contempla a linha de pesquisa Gestão da Organização Escolar do Curso em Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Desta maneira, buscou-se compreender as concepções das acadêmicas do Curso de Pedagogia, ... -
Implementação do ensino fundamental de 9 anos: um relato de experiência
(2013-04-15)Nesta pesquisa o objetivo principal foi o de investigar a implementação da Lei 11. 274/06 sob o aspecto da gestão escolar e da formação dos professores que atuam no Ensino Fundamental dos nove anos na educação básica do ... -
A gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor
(2017-12-18)O presente estudo surge com a intenção de ampliar as reflexões sobre a relação da gestão escolar e a valorização dos professores. Para tanto, partiu do seguinte questionamento: como uma gestão escolar democrática pode ... -
Os processos de formação do PNAIC: repercussões na gestão das práticas pedagógicas
(2016-01-05)O trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional aborda o processo de formação das professoras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), enfatizando as políticas públicas que ...