Navegação Gestão Educacional por assunto "Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 41
-
Abordagens metodológicas utilizadas nas monografias do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2001 a 2006
(2009-02-20)Objetivamos analisar, a partir das abordagens metodológicas, as implicações epistemológicas das monografias defendidas no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, durante o ... -
Comunidade e escola: a participação necessária
(2005-03-18)Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada com a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dagoberto Barcellos, de Caçapava do Sul, RS. Objetivamos identificar a visão que a referida comunidade ... -
Ressignificando a gestão em educação através da tentativa de prevenção do uso de drogas
(2005-05-25)No momento em que pré- adolescentes mostram-se curiosos quanto ao assunto drogas, procurou-se encaminhar essa curiosidade para um lado positivo, onde os mesmos se sentissem agentes modificadores do pensamento ou até mesmo, ... -
Como os professores gestores podem participar da formação do cidadão
(2005)Trata o presente trabalho o tema cidadania e educação, no qual se enfoca as questões históricas relacionadas ao conceito de cidadania. Situa-se a relação entre a escola e a necessidade de formar o cidadão a partir das ... -
Avaliação e transformação: a união necessária
(2005-03)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo refletir mais profundamente sobre o papel da avaliação do desempenho escola, tendo consciência de que não é possível obter êxitos sem ter um povo educado para exercer a ... -
A construção dos pareceres descritivos como prática avaliativa
(2004)Este estudo teve como problema central compreender como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sistema particular de ensino do município de Santa Maria preparam-se para avaliar seus alunos ... -
Conselho de classe participativo: uma experiência em andamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Leonardo Kurtz
(2005-03-31)Este trabalho se refere às interações havidas em uma escola estadual de ensino fundamental, do município de São Sepé, que levaram a efeito a elaboração coletiva de um Conselho de Classe Participativo. A proposta nasceu a ... -
Formação continuada: olhares sobre o cotidiano de uma escola de ensino fundamental
(2004)Este estudo teve como objetivo central propor questões que possibilitassem compreender em que medida a formação em serviço colabora para qualificação da prática docente, procurando destacar quais as principais dificuldades ... -
Conselho escolar: participação da comunidade escolar na construção da gestão democrática da Escola Estadual de Ensino Fundamental Mario Deluy, São Sepé - RS
(2005-03-31)Este trabalho é o resultado do projeto elaborado para a seleção ao Curso de Pós-Graduação- Nível de Especialização- em Gestão Educacional do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisamos a função ... -
Avaliação escolar para a emancipação do sujeito em uma sociedade diversificada e globalizada
(2005-06)"Avaliação" é um tema pertinente nas atuais discussões pedagógicas. A realidade dos tempos atuais nos mostra uma sociedade em constante mutação, diversificada e globalizada. Vivemos a era da informação e as pessoas acompanham ... -
Aprendendo uma cultura de paz na educação infantil: limites, possibilidades e desafios
(2005-08-08)Este estudo busca compreender como os educadores e educandos das classes de Educação Infantil podem aprender uma cultura de paz no ambiente escolar. Aponta-se a Educação para a paz como possibilidade para uma infância e ... -
A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais
(2005-03-22)Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a ... -
Saberes docentes: a trajetória de uma professora de educação infantil
(2008-01)Esta monografia intitulada “Saberes Docentes: A Trajetória de uma Professora de Educação Infantil” está vinculada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao curso de Especialização em Gestão Educacional na linha ... -
Gestão participativa: uma nova perspectiva de educação
(2011-03-01)Esta monografia objetiva apresentar o estudo sobre o processo de gestão participativa e democrática no Centro Social Marista Santa Marta. Este estudo fundamenta-se em ações integradas essenciais, que definem o rumo da ... -
Qual o significado da avaliação para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental?
(2004)Este artigo se originou do trabalho de monografia intitulada Avaliação: Os professores sabem seu real significado? que tem por finalidade compreender em que medida os professores dos Anos Iniciais de uma escola privada da ... -
Concepções de educação infantil e suas possíveis implicações na gestão educacional
(2008-02-28)Este trabalho investiga a concepção de educação infantil do gestor que atua em uma instituição de ensino com educandos da faixa etária de 3 a 5 anos, localizada na zona oeste do município de Santa Maria - RS, identificando ... -
A influência da cultura gaúcha na educação infantil
(2010-03-12)Este estudo se propôs a culminar a influência da cultura gaúcha na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam, através do estudo do tema: CULTURA GAÚCHA EM PROCESSO COM A EDUCAÇÃO, que nos propiciou melhor vivência ... -
A concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidade
(2008-02-25)Este trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas ... -
A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno
(2005-03-16)Este trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação. Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou investigar ... -
Educação continuada: uma necessidade para a superação da divisão do trabalho na escola
(2004)Neste artigo é analisada a formação continuada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto em Santa Maria – RS, com o objetivo de verificar se o que foi proposto e o que foi executado concorrem para a superação ...