Navegação Gestão Educacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 289
-
Os temas transversais no currículo escolar: realidade ou utopia?
(2006-05-05)Este estudo buscou compreender como estão inseridos os Temas Transversais no currículo das escolas públicas da região da Nova Santa Marta, Sete de Dezembro e Alto da Boa Vista na cidade de Santa Maria/RS. Apontamos ... -
Os conselhos escolares no contexto da educação municipal de Santa Maria
(2006-05-22)O Sistema Municipal de Ensino de Santa Maria, em dezembro de 2003, teve aprovada a Lei da Gestão Escolar Democrática Nº4740/03, tendo como objetivo garantir a autonomia de gestão das escolas municipais em seus aspectos ... -
O processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria: uma abordagem etnográfica
(2006-05-23)O presente estudo monográfico objetiva compreender como se articula o processo de gestão educacional da classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM. Logo, buscou-se verificar o processo de gestão ... -
A participação da comunidade escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação de Santa Maria - RS
(2006-08-11)A partir dos processos econômicos mundiais: globalização e neoliberalismo, o cenário educacional sofre diversas influências referentes a esses fatores. Frente às políticas públicas educacionais, a gestão democrática do ... -
As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores
(2006-08-21)Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com professores que ocupam funções de gestão em escolas da Rede de Ensino de Santa Maria, RS, visando identificar as concepções que os mesmos possuem sobre a formação ... -
A construção da identidade do curso de Educação Física no contexto da formação dos professores
(2006-08-22)Este trabalho buscou compreender a construção da identidade do Curso de Educação Física do CEFD/UFSM no contexto da formação dos professores através da investigação do currículo (1990-2005) e os saberes ali disseminados, ... -
O papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escola
(2006-08-24)Esse trabalho trata da importância do papel do professor gestor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a melhoria da qualidade de ensino através de práticas pedagógicas que considerem a participação e ... -
O projeto político-pedagógico: possibilidade de desenvolvimento profissional do professor de Educação Física
(2006-08-28)O processo pelo qual nos construimos professor é um processo complexo, singular e dinâmico. A investigação teve o intuito de analisar se a participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, contribuiu ... -
Alfabetização e a organização do trabalho escolar: relações pertinentes à gestão educacional
(2006-09-05)Este estudo volta-se para a reflexão acerca das possíveis implicações entre as relações e mediações estabelecidas na organização do trabalho escolar, acerca da leitura e da escrita, e o fracasso escolar no processo de ... -
Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo: um estudo de caso
(2006-09-05)Este estudo procurou analisar as origens e o desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, situado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria. Inicialmente procurou-se contextualizar o objeto de ... -
Gestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escrita
(2006-09-06)Este estudo tem por objetivo compreender a repercussão do trabalho cooperativo entre pares na construção da lecto-escrita. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica do tipo etnográfica, com aportes teóricos ... -
A qualificação profissional dos professores gestores das EMEI de Santa Maria e os desafios postos pela legislação em educação
(2006-11-14)A legislação sobre educação promulgada a partir do final da década de 1980, resultante do processo de redemocratização do Brasil, destaca a Educação Infantil no cenário nacional. Legaliza-se a promoção de melhoria no ... -
Gestão e racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?
(2006-11-21)O trabalho, “Gestão e Racismo: como enfrentar a dialética do preconceito?”, foi desenvolvido no Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), partindo ... -
O papel da escola na formação do cidadão: a construção da cidadania
(2006-12-19)O presente estudo analisa o papel da escola na formação do cidadão, na construção da cidadania. Essa construção acontece não só no contexto escolar, mas a partir do primeiro grupo social a que o indivíduo pertence, ou ... -
A contribuição de um espaço não-formal de ensino na formação da cidadania infanto-juvenil: um estudo de caso no município de Restinga Seca - RS
(2007)O trabalho não apresenta resumo. -
A identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democrática
(2007-02-09)Este trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, ... -
A valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural na gestão das escolas do município de Mata
(2007-02-09)O Presente trabalho tem como objetivo pesquisar quais os conteúdos referentes à valorização do patrimônio sócio-histórico-cultural de Mata são trabalhados nas escolas, com o objetivo de saber o que os alunos que concluem ... -
Concepções de gestão nas monografias do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM
(2007-02-09)Este trabalho apresenta uma análise das diferentes concepções de gestão a partir de monografias defendidas no curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM. Num universo de noventa monografias defendidas no período ... -
Os projetos de trabalho e a Gestão Educacional: construindo alternativas através da convivência reflexiva
(2007-02-12)Esta pesquisa aborda uma experiência de trabalho pedagógico, tendo como base os projetos de trabalhos, bem como a construção de alternativas para a efetivação do ambiente escolar como um espaço para o planejamento ... -
A gestão na perspectiva da escola itinerante do MST: uma leitura sobre política pública, organização social e educação
(2007-02-13)As escolas Itinerantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST são escolas públicas estaduais que acompanham o Movimento em seus deslocamentos, garantindo o direito à educação a milhares de crianças, jovens ...