Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica por título
Itens para a visualização no momento 48-67 of 91
-
O material didático como facilitador do processo inclusivo e formativo dos estudantes com transtornos de aprendizagem no âmbito da educação profissional e tecnológica
(2024-02-23)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre os Transtornos de Aprendizagem encontrados no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ela foi desenvolvida junto ao curso de mestrado em Educação Profissional e ... -
Metodologias ativas com recursos didáticos não digitais utilizados na prática docente em educação profissional e tecnológica
(2019-08-30)Este estudo se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha ... -
Método do Ó e o SM-LEGO: ferramentas para a educação musical com acessibilidade
(2023-03-30)A busca por novas práticas pedagógicas para reduzir dificuldades no processo de educação musical, tem resultado no crescimento da utilização de novas tecnologias e metodologias especializadas capazes de trazer vantagens ... -
Movimentos de educação especial nas escolas públicas que ofertam cursos técnicos de nível médio em Santa Maria
(2021-12-07)Esta dissertação, intitulada “Movimentos de Educação Especial nas escolas públicas que ofertam cursos técnicos de Santa Maria”, foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 - Políticas e Gestão em Educação Profissional e ... -
Os movimentos dos cursos técnicos subsequentes sobre os sentidos do trabalho: a (des)alienação dos trabalhadores-estudantes
(2019-08-16)Este estudo situa-se na área de pesquisa “Trabalho e Educação”, vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ... -
Mulheres na educação profissional: movimentos dos cursos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(2020-11-12)A presente pesquisa está situada na área de Trabalho e Educação, vinculado à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação do Colégio Técnico Industrial de Santa ... -
Narrativas docentes sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: análise do discurso do sujeito coletivo numa escola municipal de Santa Maria/RS
(2023-05-12)A dissertação intitulada “Narrativas docentes sobre o ensino remoto em tempos de pandemia: análise do discurso do sujeito coletivo em uma escola municipal de Santa Maria/RS”, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em ... -
Para o que formamos? Reflexões sobre a concepção sócio alimentar do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da UNISC
(2021-10-28)Esta pesquisa propõe apresentar considerações sobre a questão sócio alimentar que embasa a formação dos profissionais da área da Gastronomia, tendo como problema de investigação as concepções presentes na formação acadêmica ... -
A participação de aluno adulto maduro em cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(2021-01-28)Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha ... -
Percepções e ações docentes frente às dificuldades de aprendizagem de estudantes na educação profissional e tecnológica
(2022-10-10)As dificuldades de aprendizagem estão presentes em todos os níveis de ensino, entretanto, a forma como os professores atuam frente a estes estudantes é ainda pouco abordada em pesquisas acadêmicas na Educação Profissional ... -
Percurso formativo de docentes atuantes em um curso técnico: tecituras e caminhos percorridos no desenvolvimento profissional do professor técnico
(2020-08-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa: Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica – LP2, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Objetivou-se verificar a trajetória ... -
Política de educação profissional nos governos do Rio Grande do Sul: que tijolos a (des)constroem?
(2022-09-30)A pesquisa teve o objetivo de analisar as propostas e as ações dos governos do EstadodoRioGrande do Sul, para a Educação Profissional, no período compreendido entre os anos de1971a 2021. Inclui-se na Linha de Pesquisa LP1: ... -
A política de EJA EPT no CTISM: um estudo sobre as transformações vivenciadas na e para além da pandemia
(2021-09-29)O presente trabalho, “A política de EJA EPT no CTISM: um estudo sobre as transformações vivenciadas na e para além da pandemia”, compõe dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio ... -
Política de EJA-EPT (PROEJA FIC): historicidade, sujeitos e transformações
(2023-09-13)O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi construído a partir das reflexões ... -
Política e trabalho pedagógico da EJA EPT: olhares sobre o Curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja – RS
(2021-01-15)A presente dissertação insere-se na temática trabalho e educação, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Colégio Técnico ... -
Políticas de ações afirmativas e de permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFAR
(2022-10-25)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica - PPGEPT, e está vinculada ao projeto ... -
As práticas pedagógicas e a categoria trabalho nos primeiros cursos ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
(2021-01-15)As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica, ao longo da história brasileira, sofreram alterações que estiveram relacionadas às oscilações vividas pelo modelo produtivo do país. A presente pesquisa ... -
Práticas pedagógicas na integração entre educação básica e a educação profissional e tecnológica: a experimentação no ensino de química
(2020-09-03)A experimentação tem sido reportada na literatura como uma ferramenta de potencialização do aprendizado de Química, quer pelo seu caráter visual, quer pelo engajamento que promove. Nesse sentido, o presente ... -
As práticas restaurativas na EPT à luz da perspectiva decolonial: um novo paradigma de formação docente
(2023-08-05)Este estudo busca analisar temáticas que perpassam a formação docente, enquanto práxis. Para tanto, parte da ideia de que um dos maiores desafios da humanidade talvez seja conviver harmoniosamente e de que as instituições ... -
Princípios de design educacional e desenvolvimento de recursos educacionais para os cursos técnicos concomitantes EaD do IFRO
(2022-10-14)O trabalho aqui apresentado mostra os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade ...