Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 208-227 of 292
-
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
(2018-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de ... -
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores
(2016-02-24)Este trabalho objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, tendo por base as discussões ... -
A pandemia de Covid-19 e a gestão escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam
(2024-02-15)Essa pesquisa caracteriza-se como um estudo monográfico desenvolvido vinculado ao programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, em nível de especialização. ... -
O papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores(as) da primeira infância
(2024-03-28)Este trabalho é um estudo desenvolvido no curso Especialização em Gestão Educacional, do Programa Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta ... -
O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
(2005)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra ... -
O papel da escola na formação do cidadão: a construção da cidadania
(2006-12-19)O presente estudo analisa o papel da escola na formação do cidadão, na construção da cidadania. Essa construção acontece não só no contexto escolar, mas a partir do primeiro grupo social a que o indivíduo pertence, ou ... -
O papel da gestão na formação inicial de professores com vistas à educação inclusiva
(2013-03-07)Considerando a transversalidade da Educação Especial a qual vem perpassando todos os níveis, etapas e modalidades, é papel do professor de educação especial complementar e/ou suplementar o ensino dos sujeitos com necessidades ... -
O papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escola
(2006-08-24)Esse trabalho trata da importância do papel do professor gestor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a melhoria da qualidade de ensino através de práticas pedagógicas que considerem a participação e ... -
O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
(2004)O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores ... -
Para além de outro oceano: uma reflexão sobre o papel da equipe diretiva frente o processo de formação continuada de professores inclusivos
(2010-03-05)Os conhecimentos profissionais adquiridos nos cursos de formação inicial se mostram, via de regra, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente. Sabendo que a inclusão ... -
A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2022-08-01)Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de ... -
A participação como princípio fundante para a democratização da escola: limites e possibilidades
(2014-12-23)Esta monografia resultante do Curso de Especialização em Gestão Educacional, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivou reconhecer os limites e as possibilidades acerca do princípio de participação ... -
A participação da comunidade escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação de Santa Maria - RS
(2006-08-11)A partir dos processos econômicos mundiais: globalização e neoliberalismo, o cenário educacional sofre diversas influências referentes a esses fatores. Frente às políticas públicas educacionais, a gestão democrática do ... -
A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais
(2005-03-22)Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005-08-12)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos Pais na Gestão da Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria-RS. A mesma caracterizou-se como um estudo de caso ... -
Pedagogia/EaD/UFSM: projeto e implementação
(2011-03-03)Este trabalho de Monografia traz elementos do projeto pedagógico do Curso de Pedagogia/EaD/UFSM. Tendo em vista as políticas educacionais do governo brasileiro, que a partir das diretrizes do Plano Nacional de Educação ... -
O pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais
(2004)O presente artigo trata sobre a atuação do pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais, identificando seu papel e as mudanças percebidas a partir de sua ação profissional. Inicia-se ... -
O percurso das políticas educacionais no Brasil e os efeitos da globalização do ensino: educação como serviço ou direito do cidadão?
(2016-08-05)O presente trabalho de conclusão de especialização visa um debate sobre a atual configuração das políticas educacionais no Brasil no que tange ao contexto contemporâneo de globalização do processo ensino-aprendizagem. Nesse ... -
O perfil dos alunos que buscam os cursos de educação de jovens e adultos
(2005-03-17)Este trabalho investiga qual o perfil dos alunos que procuram os cursos de Educação de Jovens e Adultos. Percebe-se a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos dias atuais, tendo em vista o grande número ... -
Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.
(2008-04)Esta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância ...