Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica por título
Itens para a visualização no momento 55-74 of 91
-
Para o que formamos? Reflexões sobre a concepção sócio alimentar do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da UNISC
(2021-10-28)Esta pesquisa propõe apresentar considerações sobre a questão sócio alimentar que embasa a formação dos profissionais da área da Gastronomia, tendo como problema de investigação as concepções presentes na formação acadêmica ... -
A participação de aluno adulto maduro em cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(2021-01-28)Este estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha ... -
Percepções e ações docentes frente às dificuldades de aprendizagem de estudantes na educação profissional e tecnológica
(2022-10-10)As dificuldades de aprendizagem estão presentes em todos os níveis de ensino, entretanto, a forma como os professores atuam frente a estes estudantes é ainda pouco abordada em pesquisas acadêmicas na Educação Profissional ... -
Percurso formativo de docentes atuantes em um curso técnico: tecituras e caminhos percorridos no desenvolvimento profissional do professor técnico
(2020-08-28)Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa: Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica – LP2, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Objetivou-se verificar a trajetória ... -
Política de educação profissional nos governos do Rio Grande do Sul: que tijolos a (des)constroem?
(2022-09-30)A pesquisa teve o objetivo de analisar as propostas e as ações dos governos do EstadodoRioGrande do Sul, para a Educação Profissional, no período compreendido entre os anos de1971a 2021. Inclui-se na Linha de Pesquisa LP1: ... -
A política de EJA EPT no CTISM: um estudo sobre as transformações vivenciadas na e para além da pandemia
(2021-09-29)O presente trabalho, “A política de EJA EPT no CTISM: um estudo sobre as transformações vivenciadas na e para além da pandemia”, compõe dissertação de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio ... -
Política de EJA-EPT (PROEJA FIC): historicidade, sujeitos e transformações
(2023-09-13)O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi construído a partir das reflexões ... -
Política e trabalho pedagógico da EJA EPT: olhares sobre o Curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja – RS
(2021-01-15)A presente dissertação insere-se na temática trabalho e educação, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Colégio Técnico ... -
Políticas de ações afirmativas e de permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFAR
(2022-10-25)A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica - PPGEPT, e está vinculada ao projeto ... -
As práticas pedagógicas e a categoria trabalho nos primeiros cursos ofertados pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
(2021-01-15)As políticas públicas para a educação profissional e tecnológica, ao longo da história brasileira, sofreram alterações que estiveram relacionadas às oscilações vividas pelo modelo produtivo do país. A presente pesquisa ... -
Práticas pedagógicas na integração entre educação básica e a educação profissional e tecnológica: a experimentação no ensino de química
(2020-09-03)A experimentação tem sido reportada na literatura como uma ferramenta de potencialização do aprendizado de Química, quer pelo seu caráter visual, quer pelo engajamento que promove. Nesse sentido, o presente ... -
As práticas restaurativas na EPT à luz da perspectiva decolonial: um novo paradigma de formação docente
(2023-08-05)Este estudo busca analisar temáticas que perpassam a formação docente, enquanto práxis. Para tanto, parte da ideia de que um dos maiores desafios da humanidade talvez seja conviver harmoniosamente e de que as instituições ... -
Princípios de design educacional e desenvolvimento de recursos educacionais para os cursos técnicos concomitantes EaD do IFRO
(2022-10-14)O trabalho aqui apresentado mostra os resultados finais do projeto de pesquisa desenvolvido no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da Universidade ... -
O programa permanência e êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar
(2017-07-13)A presente pesquisa discute a possibilidade da permanência e a conclusão com êxito dos estudantes da classe trabalhadora, que acessam a Educação Profissional e Tecnológica. Esta discussão foi realizada a partir da análise ... -
Proposta de implantação e capacitação de plano de ensino para educação profissional e tecnológica
(2019-08-30)A presente dissertação pesquisou sobre o planejamento das disciplinas no contexto escolar da Educação Profissional e Tecnológica, entendendo que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem, ... -
Proposta de repositório digital para armazenamento de podcasts educativos
(2018-12-11)O uso de podcasts como apoio pedagógico apresenta variados propósitos, podendo ser empregados em disciplinas dos diferentes níveis de ensino. Trata-se de uma tecnologia de fácil portabilidade e com uma das mais modernas ... -
Recuperação mecânica de polímero termoplástico de baixa temperatura para uso em contextos hospitalares
(2024-04-09)Nas últimas décadas, observou-se uma enorme tendência em reaproveitar os resíduos sólidos não biodegradáveis e formadores de lixo para confecção de novos produtos. Atualmente, a reciclagem e empregabilidade do termoplástico ... -
A relevância do desenvolvimento do pensamento crítico no ensino profissional como condição para emancipação
(2019-11-20)Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve por escopo investigar em que medida a práxis empreendida em uma instituição de educação profissional e tecnológica do Rio Grande do Sul converge com o processo de formação ... -
Representações sociais de coordenação de curso superior de graduação: construindo identidades na educação profissional
(2018-07-30)Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, o qual busca investigar as representações sociais ... -
A resistência e a sobrevivência das professoras na rede pública estadual de Santa Maria
(2022-12-06)Este estudo, desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 – Formação Docente Educação Profissional e Tecnológica, buscou uma discussão acerca da tripla jornada de trabalho das docentes. O Projeto surgiu das observações da ...