Navegação Gestão Educacional por título
Itens para a visualização no momento 200-219 of 289
-
Obrigatoriedade da educação infantil a partir da meta 1 do PNE: a qualidade em foco
(2018-08-31)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Especialização em Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem como objetivo ... -
Oferta de berçários na rede de ensino pública e privada do município de Santa Maria/RS
(2018-11-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender os processos que envolvem a oferta de turmas de berçário no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Santa Maria tendo em vista a implementação da Lei 12.796/2013. Em específico, ... -
O olhar da gestão escolar frente o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades/superdotação e sua família
(2019-12-11)O presente trabalho aborda sobre a temática das altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as implicações que a gestão escolar, juntamente com a família, tem sobre esses sujeitos com essas características. Ao pensar nesses ... -
O olhar da gestão escolar sobre alunos com altas habilidades/superdotação: compreensão e estímulo
(2017-01-30)Neste trabalho de monografia são abordados assuntos norteadores da Educação Especial pensando no trabalho em conjunto com a Gestão Escolar. O público da discussão são alunos com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, ... -
Um olhar sobre as políticas públicas para a educação infantil : a inserção das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil n°5/2009 no cotidiano escolar de uma EMEI
(2012-08-07)Atualmente todos os níveis da Educação Básica no Brasil têm passado por mudanças em suas estruturas com a implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas ... -
A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações de incentivo à leitura e à escrita na escola
(2016-01-25)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Gestão de Instituições Educacionais do Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco central ... -
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): uma nova possibilidade para formar professores de educação infantil?
(2018-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo compreender e acompanhar a implementação da política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2018, a partir dos encontros formativos realizados no município de ... -
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores
(2016-02-24)Este trabalho objetiva analisar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e sua relação com a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, tendo por base as discussões ... -
O papel da equipe diretiva na construção de um trabalho pedagógico concreto: um estudo de caso
(2005)O objetivo do estudo é compreender por meio da diferenciação entre trabalho “abstrato” e trabalho “concreto”, o papel da equipe diretiva, bem como outros elementos que envolvem o contexto escolar. A pesquisa integra ... -
O papel da escola na formação do cidadão: a construção da cidadania
(2006-12-19)O presente estudo analisa o papel da escola na formação do cidadão, na construção da cidadania. Essa construção acontece não só no contexto escolar, mas a partir do primeiro grupo social a que o indivíduo pertence, ou ... -
O papel da gestão na formação inicial de professores com vistas à educação inclusiva
(2013-03-07)Considerando a transversalidade da Educação Especial a qual vem perpassando todos os níveis, etapas e modalidades, é papel do professor de educação especial complementar e/ou suplementar o ensino dos sujeitos com necessidades ... -
O papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escola
(2006-08-24)Esse trabalho trata da importância do papel do professor gestor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a melhoria da qualidade de ensino através de práticas pedagógicas que considerem a participação e ... -
O papel do professor no atual contexto sócio-educacional: um estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena
(2004)O presente trabalho é o resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa realizada com os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com o objetivo de verificar como os professores ... -
Para além de outro oceano: uma reflexão sobre o papel da equipe diretiva frente o processo de formação continuada de professores inclusivos
(2010-03-05)Os conhecimentos profissionais adquiridos nos cursos de formação inicial se mostram, via de regra, insuficientes para responder aos novos desafios que o professor encontra em sua prática docente. Sabendo que a inclusão ... -
A parceria público-privada na expansão da educação infantil no município de Santa Maria/RS
(2022-08-01)Esta pesquisa trata sobre a questão da compra de vagas por parte do município de Santa Maria nas escolas da rede privada. A pesquisa está inserida na linha LP2- Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Curso de ... -
A participação como princípio fundante para a democratização da escola: limites e possibilidades
(2014-12-23)Esta monografia resultante do Curso de Especialização em Gestão Educacional, realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetivou reconhecer os limites e as possibilidades acerca do princípio de participação ... -
A participação da comunidade escolar no processo de elaboração do plano municipal de educação de Santa Maria - RS
(2006-08-11)A partir dos processos econômicos mundiais: globalização e neoliberalismo, o cenário educacional sofre diversas influências referentes a esses fatores. Frente às políticas públicas educacionais, a gestão democrática do ... -
A participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuais
(2005-03-22)Este trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005-08-12)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos Pais na Gestão da Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria-RS. A mesma caracterizou-se como um estudo de caso ... -
A participação dos pais na gestão de uma escola núcleo do município de Santa Maria
(2005)Esta investigação objetivou analisar as dificuldades no processo de participação dos pais na gestão de uma Escola Núcleo de Ensino Fundamental do Município de Santa Maria (RS). A mesma caracterizou-se como um estudo de ...